quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vergonhoso



   Esta é uma imagem que infelizmente não voltaremos a ver no Vitória. Uma imagem que irá apenas figurar nas nossas memórias como uma boa recordação.
   Todo este processo, que nos levou a este triste desfecho, é absolutamente vergonhoso. Há muito que não via no Vitória tamanho amadorismo e falta de ambição. Aliás acho que nunca tinha visto, em nenhum clube do mundo, um jogador chegar a acordo com o Presidente e Vice-Presidente para o futebol e depois não assinar. Porque um qualquer funcionário do clube não achava bem. Mas afinal quem manda no Vitória? Quem toma as decisões? Será que ninguém foi capaz de ver que a contratação, do Pedro Mendes, seria muito mais do que a simples contratação de um jogador. Pedro Mendes é um ídolo para os adeptos, é um jogador com provas dadas, com curriculum e com uma inigualável virtude a de ser vitoriano. Se estas não são as características ideais para um jogador assinar pelo Vitória então não sei quais serão. A verdade é que se temos um elemento na equipa técnica que acha que o Pedro Mendes não serve para o Vitória, se calhar a equipa técnica é que não serve. Porque quem não tem a ambição de ter jogadores assim, quem diz que o Pedro Mendes é velho porque tem 32 anos e depois quer o Juliano Spadacio que faz no dia 16 de Novembro deste ano 31 anos... É alguem que não é sério e que não está preocupado com o que é melhor para o clube. É alguem que por um qualquer motivo, que não o desportivo, prefere ter jogadores brasileiros, a quem o Vitória pouco ou nada diz, do que ter jogadores portugueses, vimaranenses e vitorianos. Acho tudo isto no mínimo muito estranho e penso que todos nós vitorianos deveríamos ter o direito de saber quem é afinal esta pessoa que vetou a transferência. Pois é claro e está aos olhos de todos que essa pessoa prejudicou de forma clara e consciente o Vitória.
   A verdade é que toda esta situação e especialmente a justificação de que o principal entrave a contratação teria sido a idade do Pedro Mendes, fez-me de imediato lembrar uma outra situação. Lembram-se quando há uns dias se começou a falar da vinda de Fernando Meira para o Vitória? Na altura a notícia foi desmentida por uma pessoa no Vitória, que em declarações, prestadas a comunicação social, disse mais ou menos o seguinte: " O Fernando Meira não virá porque não se enquadra no perfil de jogadores procurados pelo Vitória, pois o Vitória procura jogadores mais novos que se possam valorizar. Reconheço no entanto que o Meira é um excelente jogador...". Curiosamente a mesma teoria que impediu agora a contratação do Pedro Mendes. Será coincidência, ou será que a mesma pessoa que fez na altura essas declarações foi a pessoa que agora vetou o Pedro Mendes. Fiquei, na altura, admirado quando ouvi José Pereira o director desportivo do Vitória fazer estas declarações. Mas em boa verdade nunca pensei que se chegássemos a um entendimento com jogadores deste nível isto pudesse ser um entrave. Não conseguia, não consigo nem nunca irei conseguir compreender como podemos não ter o Pedro Mendes de volta. Não faz sentido e só pode ter sido vetado por alguém que não é vitoriano, não está preocupado com o bem do clube e de futebol entende muito pouco.
   Mas infelizmente, seja porque motivo for, apenas tenho duas certezas a de que não voltarei a ver o Pedro Mendes jogar no Vitória e a de que nada será feito na sequência deste caso.

Sem comentários: