Há já muito tempo que defendo a existência de uma mascote no Vitória. Nos dias de hoje é essencial um clube ter uma boa politica de marketing. A imagem e as vendas resultantes de uma boa campanha de marketing são cada vez mais vitais para os clubes. Como é sabido o VItória têm um potêncial de mercado muito forte, pois normalmente os vitorianos aderem muito facilmente a tudo que seja do Vitória. Acredito por isso que o Vitória deveria pensar seriamente nesta área. Devia haver uma aposta clara no marketing e na promoção do clube.
As mascotes são um símbolo que é utilizado em todo o mundo e em vários desportos. É possível ver-mos mascotes em jogos de futebol, basquete, futebol americano, rugby entre outros desportos. Este símbolo já não é uma novidade, é uma forma que cada vez mais clubes utilizam para se promoverem e para aumentarem as suas vendas. Uma mascote é também parte da identidade de um clube, pois passa a ser como que um embaixador do clube junto do público mais pequeno. Acredito assim que a utilização de uma mascote no Vitória seria certamente um sucesso.
Já há alguns anos que o Vitória têm essa mascote, foi criada na comemoração dos 75 anos do clube, por Custódio Garcia. Na altura foi criada a mascote que se pode ver no lado esquerdo da imagem que ilustra este post. Deu-se então a essa mascote o nome de Super Afonso, nome que perdura e que é ainda hoje o nome da mascote do Vitória. Alguns anos mais tarde surgiu uma atualização da mascote, que resultou na imagem que está á direita na ilustração deste post. Uma mascote mais moderna, mais apelativa, para um publico mais pequeno, facilmente identificável e que combina as duas principais vertentes do clube, o seu simbolo D. Afonso Henriques e a prática de futebol. Esta mascote, para mim, resultou em pleno está extremamente bem conseguida. Prova disso mesmo é que na única aposta que se fez a mascote foi um êxito. Foram criados, há já alguns anos, uns bonecos de peluche e uns porta-chaves do Super Afonso e foram um sucesso de vendas. Rapidamente esgotaram, os vitorianos gostaram e compraram em grande quantidade a mascote do clube. Mas incompreensívelmente esta haveria de ser a única aparição da mascote do clube. Desde então nunca mais foi utilizada. Acredito que deveria ser feita uma aposta séria na mascote, afinal já se viu que esta foi bem acolhida pelos vitorianos e que é um símbolo do clube de que as pessoas gostam.
Uma mascote têm inúmeras utilizações. Pode ser um elo de ligação aos mais pequenos, através da criação de bonecos de peluche, livros para colorir e toda uma linha de produtos infantis com a imagem da mascote, produtos desde recém-nascidos até aos nove, dez anos. Pode ser criado um boneco gigante que anime as bancadas antes do início dos jogos, podendo também esse boneco ser utilizado nas visitas ás escolas primárias. A imagem da mascote pode ser explorada como identidade do clube, como uma forma de atracção dos mais novos. Há várias coisas que se podem fazer com uma mascote. Mas de entre todas as funcionalidades, de uma mascote, acredito que a mais importante é permitir a criação de uma estratégia de marketing vocacionada para os mais novos. Através da mascote os mais pequenos podem realizar um primeiro contacto com o clube, podem aprender o que é o Vitória e podem aprender a ser vitorianos.
O mais difícil que é a criação da mascote e a criação do seu nome está feito, quanto a mim com enorme sucesso, agora só falta mesmo que se olhe para este símbolo do clube e se consiga entender todo o potêncial que ele têm...
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