domingo, 6 de novembro de 2011

Vitória perigosa


   Os números da vitória em Paços de Ferreira são bastantes perigosos, pois podem levar a uma fácil ilsão de que tudo está resolvido e que agora o futuro será sempre risonho. Mas na verdade as coisas não são bem assim, na verdade o Vitória evidenciou bastantes fragilidades no jogo de Paços de Ferreira. Felizmente o resultado foi bem e para além dos três pontos deu ainda ao Vitória a possibilidade de recuperar animicamente.
   O jogo na Mata Real teve dois periodos bastante distintos, quase que se pode dizer que existiram dois Vitórias no mesmo jogo. Primeiro durante toda a primeira parte vimos uma equipa intranquila, nervosa, anciosa e sem grande objectividade. Uma equipa que era incapaz de fazer uma sequência de passes, que era incapaz de criar jogadas de perigo e que foi incapaz de ser superior ao seu adversário. Depois houve um segundo período onde já se viu uma equipa com maior objectividade, mais confiante e capaz de criar diversos movimentos de rotura.
   Há no entanto alguns aspectos a reter deste jogo, porque embora o resultado tenha sido muito bom e o objectivo, ganhar, tenha sido alcançado, a equipa não foi tão brilhante como o resultado pode levar a crer. Embora neste jogo já se tenha visto um Vitória superior ao que se viu no jogo com o Rio Ave. O que, tal como eu dizia na semana passada, aponta para uma equipa em recuperação, uma equipa que não joga bem mas que vai conseguindo o mais importante que é conquistar os três pontos. Mas na verdade a exibição de Paços de Ferreira deixou-me algo preocupado, essencialmente na primeira parte. Fiquei preocupado pois foi evidente que há dois sectores que continuam a ser preocupantes, a defesa e o meio campo. Quanto à defesa preocupa-me o facto de, pelo 15º jogo consecutívo, a equipa ter voltado a sofrer golo. Esta é uma tendência que se têm verificado este ano e que é bastante preocupante, o Vitória sofre sempre pelo menos um golo. O que dificulta e muito a obtenção de uma vitória. Algo está mal e é necessário compreender porque sofre o Vitória tantos golos. Ter uma boa defesa é o primeiro passo para o sucesso e o Vitória têm que ser capaz de acabar os jogos sem sofrer golos. Sem que isso signifique jogar defensivamente e com um medo constante de sofrer golos. Quanto ao meio campo esse sim parece-me ser o grande problema do Vitória. Temos um meio campo muito lento, que não está a ser capaz de fazer a ligação entre a defesa e o ataque, que evidencia bastantes dificuldades na recuperação de jogo e que é totalmente incapaz de fazer transições rápidas. Para mim o actual problema da equipa reside no sector do meio campo. É um sector que está muito envelhecido, em três jogadores dois têm já mais de trinta anos. Não que para mim isso seja um problema, porque até acho que há grandes jogadores com mais de trinta anos, só que no caso do Vitória a idade notasse e muito. São jogadores que têm muita qualidade só que já não têm velocidade, resistência, capacidade de recuperação ou capacidade de choque e tudo isso se torna muito evidente a cada jogo que passa. Normalmente nota-se sempre uma grande quebra do meio campo durante o jogo e em situações defensivas raramente conseguem ganhar a bola, especialmente se o adversário atacar em velocidade. Depois nas transições ofensivas são normalmente muito lentos, não conseguem sair em velocidade levando a bola porque já não têm essa capacidade e não conseguem criar situações de rotura pois não há grande entrosamento na equipa, o que leva a que cada jogador corra por si e não corra enquanto equipa. O que não permite fazer movimentações colectivas e criar desiquilibrios. Logo neste momento acredito que o Vitória com um meio campo mais competitivo, que tenha maior velocidade, maior capacidade de choque e que seja mais rápido na definição dos lances de ataque, pode fazer mais e melhor do que aquilo que têm feito com um meio campo mais experiente.
   Há ainda um último facto a reter deste último jogo que é o bom momento do Edgar. Um jogador que no início de época foi quase empurrado para fora do clube por Emilio Macedo, e que agora é já o melhor marcador do campeonato. É certo que Edgar nunca foi muito querido junto dos adeptos e é certo que por vezes é também capaz de falhar ocasiões claras de golo, mas a verdade é que actualmente ele é o melhor marcador do campeonato, facto que têm ajudado e muito à recuperação do Vitória.
   Pode por isso dizer-se que de certa forma o resultado obtido na Mata Real foi muito bom, deixou-nos muito felizes mas é de certa forma enganador. Há por isso que pensar que as coisas não vão ser fáceis e que vamos ter que ter uma grande capacidade de sofrimento, pois o Vitória ainda não está em condições de conseguir ganhar e jogar bem. Para já temos é que nos preocupar em conseguir os três pontos, isso é tudo o que interessa agora e depois ir esperando que com os três pontos, jogo após jogo, vá chegando um futebol cada vez melhor.

Sem comentários: