segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sofrimento


   Foi um jogo de muitos nervos e muito sofrimento, mas o resultado foi, finalmente, o que todos esperávamos, uma vitória. A equipa continua a jogar muito mal e continua a não existir um fio condutor de jogo, mas neste momento também não podíamos esperar que as coisas fossem diferentes. Não podiamos querer que, como que por milagre, se começasse a ver repentinamente bom futebol e bons resultados. O regresso às boas exibições será certamente um processo gradual e será natural que numa primeira fase a equipa até possa conseguir bons resultados, sem que jogue bem. Mas na verdade o que mais interessa é a conquista dos pontos isso é que é essencial.
   O Vitória não joga bem e continua a ser desesperante ver a forma como a equipa continua a apostar, de forma sistemática, no pontapé para a frente, mas finalmente conseguiu uma vitória em casa. Na verdade foi até um resultado injusto, pois o Vitória em nada foi superior ao Rio Ave, mas também já por muitas vezes perdemos jogos sendo superiores aos nossos adversários. Só que tal como somos capazes de falar quando o Vitória é claramente prejudicado pelas arbitragens também agora temos que ser capazes de dizer que fomos claramente favorecidos. O penalti que, aos 97 minutos, ditou a nossa vitória não existiu. Aliás até houve mesmo uma falta do Alex nesse lance, temos que saber reconhecer que não devia ter existido esse penalti. Só que na verdade também já esta época perdemos pontos por lances semelhantes contra nós, como no jogo da luz. A verdade é que a vitória contra o Rio Ave era vital e caiu do céu. Os três pontos apenas sorriram ao Vitória por causa desse lance e por causa de uma exibição soberba do Nilson. Ontem o Nilson voltou a ser o Nilson de que todos nos orgulhamos, voltou a ser, sem margem para dúvidas, o melhor guarda-redes do campeonato português. Foram várias as defesas de altíssimo nível e apenas por sua causa o Vitória não ficou em momento algum numa situação de desvantagem.
   Quanto ao jogo em si acho que foi de tão baixo nível que apenas há três notas dignas de registo. Uma para a excelente exibição do Nilson, como já referi. Outra para a enorme qualidade dos dois extremos do Rio Ave o Kelvin e o Atsu, não fossem já jogadores do porto e seriam excelentes reforços para o Vitória. Por fim a terceira e última nota vai para o Edgar, foi arrepiante ver a forma como caiu desamparado no relvado. Felizmente acabou por se verificar que não era nada de tão grave como seria de esperar e provavelmente Edgar nem terá um grande tempo de paragem.
   Pode-se assim dizer que, num pobre espectáculo de futebol, se salvou o resultado. Agora fico com a esperança de que melhores dias virão. Com a esperança de poder ver ainda o Vitória a jogar bom futebol.

Sem comentários: