terça-feira, 13 de setembro de 2011

Basta


   Chega de incompetência. É ridícula a forma como Emilio Macedo gere o Vitóra. Tenho vergonha cada vez que vejo o nome do nosso clube associado a um presidente assim. A forma amadora como está a descredibilizar o Vitória é assustadora. Já por mais do que uma vez pudemos ver que Emilio Macedo não sabe o que é o Vitória, não entende a sua dimensão. Mas esta última tendência de apenas se apressar para criticar os vitorianos é triste, cobarde e incompetente. 
   Numa altura em que é crucial haver união entre os vitorianos e em que se deve contribuir para um clíma de calma e tranquilidade em torno da equipa Emilo Macedo faz exactamente o oposto. Agora resolveu contribuir para toda esta confusão entre Manuel Machado e Rui Vitória. Pena é que não se tenha lembrado de defender o Vitória noutras situações. Ninguém o viu marcar conferências de imprensa para falar sobre o roubo da luz, ou para falar sobre as lamentáveis declarações de Pedro Henriques na Tvi, que disse que para além dos três penalties marcados ficou ainda um por marcar. Porque é que ninguém o ouviu falar? Por incompetência, por medo das consequências ou porque o visado seria o Benfica? Não sei porque terá sido sei apenas que em relação a esse assunto não o vimos fazer conferências de imprensa ou lançar comunicados oficiais no site. Ou seja quando o Vitória é claramente prejudicado por terceiros, pessoas estranhas ao clube, Emilio Macedo limita-se a dizer que vai estar atento. Mas já agora vai estar atento a quê? Ele não estava já atento? Andava a dormir? É que infelizmente as más arbitragens não são de hoje. Não sei como pode Emilio Macedo dizer, agora, que vai ficar atento, mas então a famosa arbitragem de Soares Dias, durante o mandato de Emilio Macedo, não foi já motivo para o ter deixado atento. Enfim isto são declarações tristes e vergonhosas umas atrás das outras.
   Mas as más decisões de Emilio Macedo não se ficam por aqui, soube-se agora que toda esta história, de troca de palavras entre Manuel Machado e Rui Vitória, teve início num episódio ocorrido no final da época passada. Ao que parece Rui Vitória na altura foi contactado pelo Benfica que lhe disse que Manuel Machado tinha sido despedido e que ele seria o novo treinador do Vitória. Mas afinal o que têm o Benfica a ver com esta situação? Com que direito é que o Benfica se mete num assunto que é só nosso? Como poderia o Benfica saber se Manuel Machado tinha ou não sido despedido? Foi apenas uma forma baixa e vergonhosa que o clube da luz encontrou para destabilizar o Vitória. Mais uma vez fomos prejudicados pelo clube da luz e na altura tal como agora quanto a isso nem uma palavra. Depois dessa situação o que fez Emilio Macedo? Cortou relações com o Benfica e fez uma conferência de imprensa a expor e repudiar a atitude do Benfica? Não, isso era o que qualquer bom presidente teria feito na altura, mas Emilio Macedo não é nem nunca foi um bom presidente. Preferiu, desde essa altura, emprestar duas vezes o nosso estádio ao Benfica e ir lá pedir o Urreta emprestado. É uma atitude francamente melhor, perante aquele que claramente, aos olhos de todos, apenas nos prejudica Emilio Macedo faz uma vénia e presta vassalagem. Para além de claramente incompetente, amdador e incapaz de gerir os destinos do Vitória, Emilio Macedo, é também patético.
   Também não gostei da atitude de Manuel Machado. Na altura em que saiu reconheci que tinha estado muito bem, não tinha lançado criticas, nem tinha criado problemas. Tinha saído como um verdadeiro vitoriano, reconhecendo que era mais parte do problema do que da solução e não contribuindo para o clíma de instabilidade que então se vivia. Todos sabemos que o fracasso de Manuel Machado não foi só dele, esta direcção também contribuiu de forma muito evidente para que as coisas não corressem bem. Mas não era necessário Manuel Machado dize-lo para que todos o soubessemos. Enalteci por isso a forma como ele saiu na altura, pois demosntrou uma clara preocupação com a recuperação emediata da equipa, que era o que interessava a todos os vitorianos. Mas agora já não se pode dizer o mesmo. As palavras de Manuel Machado são completamente desnecessárias. Não vêm em boa altura e não lhe fica bem estar a criticar desta forma Rui Vitória. Se antes Manuel Machado contribuiu, com o seu silêncio, para uma pacificação do ambiente vivido no Vitória, agora está a fazer claramente o oposto. Agora ele está a incendiar os ânimos, está a contribuir para que haja instabilidade no Vitória. Não digo que ele não tenha razão no que diz, digo, isso sim, que a forma como resolveu falar e expor toda a situação não são as mais correctas. Enquanto associado do Vitória Manuel Machado têm locais bem mais apropriados para expor a situação. Não é necessário recorrer á comunicação social, contribuindo-se assim para uma maior instabilidade e descredibilização do Vitória. Infelizmente Manuel Machado aguentou pouco tempo sem falar, o seu mau feitio veio ao de cima e com isso perdemos todos. Perdem os vitorianos, pois a imagem do clube é afectada, perde o Vitória, pois a instabilidade em volta da equipa aumenta, perde a direcção que mais uma vez é exposta ao ridículo e a incompetência e perde Manuel Machado, pois estas declarações em nada o o beneficiam apenas lhe dão uma má imagem.
   Fiquei ainda bastante surpreendido quando hoje vi declarações num jornal desportivo do presidente do Paços de Ferreira, ele desmentia a existência da famosa cláusula no contrato de Rui Vitória. Não fiquei surpreendido por não haver clásula, fiquei surpreendido pois teve que ser o presidente do Paços a esclarecer a situação. Emilio Macedo chegou a um nível tão baixo que agora até o presidente do Paços têm que vir dizer aquilo que Emilio Macedo é incapaz de dizer. Chegamos a um ponto em que já toda a gente sabe que não se pode esperar nada de bom de Emilio Macedo. Até os presidentes dos outros clubes vêm falar porque já sabem que Emilio Macedo nada dirá, vergonhoso.
   Por fim espero que Emilio Macedo ganhe vergonha e se demita, há muito que ele apenas faz mal ao Vitória. Não podemos ter um presidente que apenas usa a comunicação social para atacar os sócios e que nada faz quando o clube é atacado de fora. Não me esqueço da celeridade com que Emilio Macedo disse que iria processar Miguel Salazar, ou que ia mover um processo para expulsão dos sócios que invadiram o treino, ou ainda como foi rápido a dizer que o facto de os adeptos terem ido ao aeroporto pedir desculpa ao Faouzi não mudava nada, que o processo iria prosseguir. Quando é para atacar os associados Emilio Macedo está sempre pronto e faz comunicados oficiais no site, utiliza a Vitória tv e a comunicação social. Mas quando é para defender o Vitória de roubos de arbitragem escandalosos, como o do último fim de semana, ou ataques como o do Benfica, quando ligaram para o Rui Vitória, que tinham apenas a intenção de destabilizar o Vitória, ai Emilio Macedo nada faz. Fica calado como se nada se passasse, no máximo diz que vai estar atento.
   Tudo isto é vergonhoso e apenas me leva a dizer RUA EMILIO MACEDO.

Sem comentários: