sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Tenham Vergonha


   Li com a atenção o comunicado colocado no site do Vitória pelos Srs. Presidentes dos Orgãos Sociais, a única coisa que me ocorreu foi patético. Este é um comunicado vergonhoso, cobarde e patético. Primeiro acho que é vergonhoso estes senhores virem tentar fazer desta direcção uma vítima. Esta direcção não é vítima nenhuma, eles sim são os verdadeiros responsáveis por tudo o que se está a passar no Vitória. Já por diversas vezes os vitorianos demonstraram que nas horas difíceis estão ao lado da equipa. É certo que por vezes podem não o fazer da melhor forma, mas a verdade é que estão sempre lá. Já quanto a pessoas como Paulo Pereira, Luciano Baltar ou Alberto Oliveira, entre outros, pergunto-me onde estariam eles antes de serem da direcção. É que os verdadeiros vitorianos, a quem este comunicado gosta de fazer referência, estavam, estão e estarão sempre lá. Enquanto vitoriano é-me habitual ver muitas caras conhecidas, de há já muitos anos, quer nos jogos em casa quer nos jogos fora. Algumas dessas caras conhecidas vias pelas bancadas antes e depois de serem membros da direcção do Vitória, e a esses sim dou valor pois sempre apoiaram o clube. Estavam lá antes de irem para a direcção, estavam lá quando eram da direcção e lá continuam depois de terem saído da direcção, a esses sim reconheço vitorianismo e paixão. Mas quanto aos membros da actual direcção, não me lembro de ver nenhum deles nas bancadas antes de ser membro da direcção, a excepção de Emilio Macedo que as vezes lá surgia como convidado no camarote presidêncial. Mas dos outros não tenho qualquer memória. Recordo-me isso sim de ver Paulo Pereira aprecer numa fotografia com um caschecol do Benfica, penso que num jogo da liga dos campeões jogado em Liverpool. Percebo por isso porque não tenho memória de ver Paulo Pereira nos jogos do Vitória antes de ser da direcção, talvez estivesse mais preocupado com o Benfica.  Não consigo por isso aceitar que venham agora estes senhores defender a direcção e dizer que não podemos esquecer tudo o que já fizeram pelo clube. Concordo que não podemos ter memória curta, mas também não podemos ter uma memória selectiva.
   Segundo acho este comunicado patético porque, numa altura complicada da vida do clube, estes senhores aproveitam este comunicado para vitimizar quem lhes interessa vitimizar, e para de uma forma dissimulada atacarem quem lhes convêm atacar. É evidente o ataque a Pinto Brasil no ponto três deste comunicado,  "Infelizmente, alguns desses protagonistas preferem manifestar-se na praça pública, embora por vezes estejam presentes nas referidas AG’S, onde optam por se remeter ao silêncio, permitindo-nos questionar se tal postura deva ser entendida como falta de respeito pelo Clube e seus associados e que interesses servem tais comportamentos. Os do Vitória não são, com toda a certeza" . Fazendo uso da memória, como apelam estes senhores, recordo-me que estas foram mais ou menos as palavras utilizadas por Emilio Macedo quando recentemente respondeu a Pinto Brasil. Não sou defensor de Pinto Brasil e condeno também as suas atitudes nos últimos tempos, não me parece é que seja correcto estes senhores servirem-se de um momento tão delicado como o actual para fazerem ataques pessoais. Vindo depois enaltecer o trabalho feito por Emilio Macedo, "não esquecem tudo de bom que esta Direcção (e em particular o seu Presidente) tem feito pelo Clube nos anos em que está à frente dos seus destinos" ; "Neste enquadramento, vimos afirmar que a nossa opção é pela razão e manifestar de forma inequívoca todo o nosso apoio e solidariedade à Direcção do VSC". Solideriedade? Mas afinal esta direcção é vítima de quê? Que me consiga lembrar a única coisa de que esta direcção é vítima é da sua própria incompetência. As coisas nunca teriam chegado a este ponto se não fosse esta direcção. Nem no momento mais triste da nossa história recente, a descida de divisão, as coisas chegaram ao que agora chegaram. As coisas que estão a acontecer, estão a acontecer porque há actualmente um sentimento de total impunidade no Vitória. Há falta de um lider, que saiba comandar, que saiba estar presente, falta alguém que dê a cara, que comunique com os sócios. Alguém que nos explique o que se está a passar e que nos diga o que será feito para alterar as coisas. O vazio em que directivamente o Vitória caiu é que nos levou a momentos tão conturbados.
   Terceiro acho que este comunicado é cobarde, pois serve-se dos meios de comunicação oficiais do clube para defender alguns e atacar outros. Utilizam um meio que apenas lhes é acessível a eles, onde publicam o que quiserem e onde não poderão ser contestados. Escondem-se atrás dos cargos que ocupam para fazerem ataques pessoais, para se afirmarem verdadeiros vitorianos e para passarem a imagem de que a direcção é uma vítima. A isso apenas posso chamar um acto de cobardia. Até porque quanto ao facto de eles, os senhores do comunicado, serem os verdadeiros vitorianos não concordo. Porque verdadeiros vitorianos somos todos os que pagámos quotas, os que apoiamos o clube, os que estámos sempre lá nas horas boas e nas más. Verdadeiros vitorianos somos todos os que incontáveis vezes fazemos sacrifícios para poder apoiar a equipa, os que com maior ou menor esforço nunca desistem, os que nunca viram a cara á luta, aqueles que domingo após domingo durante uma vida inteira acreditam esses sim são os verdaddeiros vitorianos. Por isso digo que há momentos maus, por vezes até lamentáveis, mas que não sendo perdoáveis têm a atenuante do desespero que já há muito toda a família vitoriana têm vivido com tamanha incompetência. Porque ninguém é mais vitoriano do que ningém, ou se é vitoriano ou não se é.

Sem comentários: