quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Urretavizcaya


   Urretavizcaya é o último reforço do Vitória no mercdo de verão. Tal como já há muito previa Emilio Macedo não conseguiu resistir a tentação e lá foi buscar um jogador emprestado ao Benfica. Sou completamente contra qualquer jogador que venha emprestado, por qualquer outro clube do nosso campeonato. Apenas consigo ver com bons olhos emprestimos realizados por grandes clubes. Por clubes como a Roma ou Real Madrid, que no passado já nos emprestaram jogadores como Edwin Congo ou Fábio Junior. Emprestimos de clubes desse nível são bem vindos, pois difícilmente o Vitória conseguirá ter um jogador de uma equipa desse nível sem ser por emprestimo. Ou seja na impossíbilidade de realizar a contratação de um jogador a um Real Madrid, concordo que venha por emprestimo, pois será á partida uma mais valia. Curiosamente os dois exemplos que referi não foram muito felizes, mas demonstravam bem a dimensão que o Vitória tinha há uns anos e que agora perdeu. Este é o único tipo de emprestimo que vejo com bons olhos no Vitória, feitos por grandes clubes europeus.
   Neste caso, do Urreta, até acho que o jogador é interessante e que poderá vir a ser util á equipa, mas discordo do seu emprestimo. Sou contra os emprestimos feitos por Porto, Sporting ou Benfica, porque são do nosso campeonato. Se queremos crescer e lutar com esses clubes não podemos ter jogadores que para eles não servem. Como será possível fazer-lhes frente se temos os jogadores que eles não querem? Já para não falar que nestas situações estámos a dar uma grande ajuda financeira aos nossos rivais. Porque libertámos os clubes que são detentores dos jogadores de pagarem um ano de ordenado, ordenado esse que passa a ser um encargo do Vitória, e depois no final de época quando o jogador estiver valorizado quem vai ganhar dinheiro com ele não será o Vitória. Fico por isso triste com esta notícia, penso que já tinhamos um plantel suficientemente grande, um plantel que não tinha lacunas assim tão graves para se ter ido buscar um jogador emprestado.
   Não consigo entender esta obecessão de Emilio Macedo com o Benfica. Parece que não ficava bem se não fosse lá buscar um jogador emprestado. Até acho que se fosse a título definitivo Urreta poderia ser um bom reforço, mas enquanto emprestado não. Não gosto de ver jogar no Vitória jogadores que não são nossos. Sujeitar-me a ouvir a meio da época o jogador a dizer que está a pensar em voltar ao Benfica. Acho que já somos demasiado grandes para nos sujeitar-mos a estas coisas. Não somos um clubezinho que na impossíbilidade de contratar jogadores se têm que sujeitar ao que os outros não querem. Já vai sendo hora desta direcção entender isso.
   Quem pensa tão pequenino como Emilio Macedo, não têm categoria para estar á frente dos destinos do Vitória. É bom que ele entenda que queremos ganhar, queremos ser melhores que todos os outros clubes portugueses, e isso não se consegue com jogadores que para os outros não servem.

Sem comentários: