domingo, 11 de setembro de 2011

Orgulho


   Hoje tive um enorme orgulho no Vitória. Apesar do resultado o Vitória demonstrou que está a crescer, que está a praticar cada vez melhor futebol e que é, cada vez mais, uma equipa unida e coesa. Voltei a ver um jogo em que o Vitória não temeu o adversário, olhou-o nos olhos e dispotou o jogo. Hoje aconteceu algo que já há muitos anos não acontecia, o Vitória voltou a ter uma vitória moral. Não que isso seja bom, muito pelo contrário, mas é sinal que estamos mais perto de voltar a ver o Vitória de que todos gostamos, um Vitória que joga bom futebol e que nos dá muitas alegrias. Apesar da derrota esta equipa dá-me cada vez mais confiança, confiança de que uma boa época poderá estar a caminho, confiança de que vamos voltar a ver um Vitória que nos encha de orgulho.
   Quanto á mentira do jogo de hoje pouco tenho a dizer. Foi uma escandalosa arbitragem de Duarte Gomes. Um árbitro que apenas demonstrou o que já tinha dito no site relvado, "Sou adepto do Benfica. Sempre fui.". Não consigo compreender como é que um árbitro, depois de declarações como esta, pode ser nomeado para um jogo do Benfica. Isto é o mais puro exemplo da corrupção que existe no campeonato português. São situações assim que afastam as pessoas dos estádios e que descredibilizam o futebol em Portugal. Mas infelizmente como, mais uma vez, o beneficiado foi o Benfica ninguém vai dizer, nem fazer nada. Provavelmente vamos até ver os comentadores televisivos a dizer que, por este ou por aquele motivo, poderia haver uma qualquer forma de o árbitro ter interpretado aqueles lances como penalties. Mas o que eu gostava de ver e ouvir, era o Sr. Vitor Pereira. Gostava de o ouvir analisar as arbitragens, tal como fez tão prontamente depois do Vitória-Benfica da época passada. Gostava de ver como iria ele agora justificar esta vergonhosa arbitragem de Duarte Gomes, que desculpas iria ele inventar.
   Hoje o Vitória entrou bem, entrou ao ataque a tentar disputar o jogo de igual para igual. Estava a ser um bom jogo, jogava-se no campo todo e havia oportunidades de golo. Mas de repente Duarte Gomes resolveu inclinar o campo e acabar com o jogo. Em apenas poucos minutos marcou três grandes penalidades, melhor inventou três penalties. Para mim nenhum dos três lances é penalty. Mas os lances que originaram o segundo e terceiro penalties são anedóticos. São realmente inacreditáveis. No primeiro "penalty" não há falta, o N´Dyaie vai a correr com os olhos na bola, depois Saviola que ia a sua frente resolve travar a corrida e N´Dyaie tropeceu em Saviola, logo não há falta. Depois no segundo "penalty" há imagens que demosntram claramente a bola a ser cortada por El Adoua com a barriga, que eu saiba é legal jogar a bola com a barriga. Por fim no terceiro e último "penalty" há um remate a queima-roupa que acerta na cabeça do N´Dyaie, logo cortar a bola com a cabeça não é falta. Depois de, em apenas poucos minutos, Duarte Gomes ter viciado o resultado e ter alterado a verdade desportiva, seria muito difícil o Vitória continuar a discutir o resultado. Chegámos assim ao intervalo com um resultado desfavorável de 2-0, com três penalties injustamente assinalados contra nós e com toda uma defesa amarelada. Pensei então que seria muito complicado Rui Vitória acalmar os jogadores, a revolta era certamente muito grande. Mas quando esperava ver o Vitória entrar nervoso na segunda parte enganei-me, a equipa voltou a entrar calma. Rui Vitória tinha conseguido acalmar os jogadores e tinha conseguido que se concentrassem totalmente no jogo, mesmo estando a ser prejudicados de uma forma tão clara. Vi então um Vitória a ir atrás do prejuizo, á procura dos golos e a tentar inverter a situação. Um Vitória que foi muito superior ao Benfica em toda a segunda parte e que meerecia mais do que este vergonhoso resultado. Confirmei que Rui Vitória é mesmo um treinador á Vitória. Quando perdia por 2-1 arriscou e lançou Soudani, ficando a jogar declaradamente ao ataque. Perdemos é certo, mas este é o Vitória de que gosto. Têm vontade, têm crença, têm garra, vai á luta e nunca desiste pois apenas interessa ganhar. Por isso tive orgulho no Vitória hoje.
   Podemos ter perdido, mas hoje o Vitória deu um grande passo rumo ao sucesso, rumo a criação de uma identidade e de uma mística. Hoje a família vitoriana voltou a rever-se no Vitória e este jogo para mais não serviu do que para nos unir a todos, a equipa, aos sócios e ao clube. Perdeu-se um jogo, ganhou-se uma nova esperança.

Sem comentários: