sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Surpreendente


   Rui Vitória esta a ser uma surpresa muito positiva. Já aqui tinha dito que Rui Vitória é um treinador que me agrada, mas de facto não esperava tanta coisa boa. Gosto do discurso que têm, bastante pragmático, pensa jogo a jogo, não faz grandes promessas nem cria ilusões. Rui Vitória poderia ter chegado e falado logo do apuramento europeu, mas não, embora esse fosse provavelmente o descurso mais fácil, um discurso que iria agradar a maioria dos vitorianos. Mas Rui Vitória preferiu prometer apenas muito trabalho e pensar jogo a jogo. Parece-me que foi a opção mais sensata, não entrou em ilusões, nem tentou prometer o que ficava bem mas não era certo. O trabalho que têm feito transformou o Vitória numa equipa bem mais solta, que joga com alegria. É certo que ainda é cedo para se dizer que Rui Vitória é um grande treinador ou que não é um treinador para o Vitória. Passou ainda muito pouco tempo, apenas esteve no banco por um jogo. Mas a verdade é que a primeira impressão é bastante positiva. Fica a ideia de um treinador exigente, ambicioso, pragmático, que joga ao ataque e que têm um discurso muito realista. É deste tipo de treinadores que gosto, jogam para ganhar, o que interessa é ganhar o próximo jogo, jogando bem, depois o resto logo se vê.
   A juntar a tudo isto surgiu agora uma notícia que me fez gstar ainda mais de Rui Vitória. De acordo com o jornal, O Jogo, Rui Vitória tinha uma cláusula, no seu contrato com o Paços de Ferreira, que lhe permitia sair para o Vitória a qualquer momento. Não era sair a qualquer momento para um clube maior que o Paços de Ferreira, era sair a qualquer momento exclusivamente para o Vitória. Uma cláusula que demonstra bem a vontade que Rui Vitória tinha em ser treinador do Vitória. Normalmente este tipo de cláusulas são feitas para libertar treinadores ou jogadores para clubes maiores ou clubes estrangeiros, mas neste caso a cláusula era apenas aplicável a uma saída para o Vitória. Rui Vitória consegui chegar ao clube onde queria estar e nós também o queremos cá, parece-me, por isso, que se houver a serenidade necessária podemos ter treinador para vários anos.
   Agora é só dar tempo a Rui Vitória, não esquecer que pegou na equipa num momento muito difícil e que não foi ele quem fez este plantel. Com o nosso apoio acredito que Rui Vitória terá resultados muito bons no Vitória.

Sem comentários: