quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Triste



   É triste ver como é ainda gerido, de uma forma amadora, o futebol de formação no Viótria. Ao ver o video da Vitória Tv, onde Manuel Fernandes, o director do futebol de formação do Vitória, fala sobre as expectativas existentes para a próxima época, apercebi-me que, afinal há ainda um tremendo amadorismo neste sector. É impensável nos dias de hoje ouvir um director, de um clube como o Vitória, falar como se fosse o director de um simples clube sem tradição. Não podemos esquecer que as escolas do Vitória são das melhores do país, e que todos nós vitorianos esperámos que possam dar ao palntel sénior mais alguns jogadores, como Abreu, Pedro Mendes ou Fernando Meira. Mas para isso é urgente acabar com algumas formas de pensar do século passado e não podemos falar em ser campeões se depois não criarmos uma estrutura para isso.  Digo isto porque, ao longo desta entrevista, houve várias situações que me deixaram, enquanto vitoriano, completamente atónito. Não consigo ver, nestas declarações, alguém que possa fazer crescer o Vitória, muito pelo contrário, pelo que deu para ver a forma de pensar de Manuel Fernandes está já bastante ultrapassada. Posso até dizer que em alguns aspectos esta entrevista me deixou mesmo muito preocupado com o que se passa nos escalões de formação.
   A ideia para a realização da entrevista foi até muito boa, era interessante ouvir o director do futebol de formação, e entender-se quais eram as reais expectativas paras as diversas equipas destes escalões durante esta época, só que o resultado é péssimo. Há três aspectos que acho de uma gravidade extrema, a análise aos Ex-Juniores, aos Iniciados e a parte em que é abordada a exigência.
   Quanto á colocação de ex-Juniores, Manuel Fernandes diz que: Está muito feliz pois têm o Paulo e o Amorim na Liga de Honra e têm quase todos os outros nas segundas ligas. Isso quanto a mim não é motivo de orgulho, seria bom se tivesse alguns, ex-juniores, no plantel sénior, e todos os outros no máximo na liga de honra, isso sim seria um motivo de orgulho. Depois quanto aos ex-juniores continua dizendo que: ficaría bastante satisfeito se dentro de 3 ou 4 anos visse 4 ou 5 ex-juniores nas primeiras ligas. Mais uma vez, uma forma de pensar errada, não interessa formar jogadores para as primeiras ligas. Interessa, isso sim, formar jogadores para o plantel sénior do Vitória. Porque por exemplo, o Hugo Lopes, que foi formado no Vitória, não será para mim motivo de orgulho, quando o vir jogar pelo Braga. O que Manuel Fernades devería ter dito é que espera dentro de dois ou três anos ver ex-Juniores na equipa sénior do Vitória, isso sim seria correcto.
   Mas se as coisas já estavam mal quando falou dos ex-Juniores, piores ficaram quando falou dos Iniciados. Aqui Manuel Fernandes demonstrou claramente que pensa demasiado pequeno para o Vitória, demonstrou uma mentalidade muito pequenina e ultrapassada. Sobre os Iniciados ele disse o seguinte: Se fizermos uma retrospectiva em relação á época passada em termos de golos, temos mais golos marcados do que o Braga. Depois desta afirmação disse ainda: Na segunda fase calhámos no grupo do Porto e é complicado, o Braga perdeu. Mas o que é que nos interessa a nós o Braga? Enquanto vitoriano não quero saber do Braga para nada e revolta-me que se esteja a comparar a formação do Vitória com a do Braga. Não há comparação possível. Só mesmo quem não conhece a dimensão do Vitória e não percebe a força que a formação sempre teve no clube, pode fazr uma afirmação destas. Alguém explique a este senhor que a nós não nos interessa o Braga, interessa-nos sim formar bons jogadores, ganhar campeonatos e ter futuros campeões no platel sénior. Agora se marcámos mais ou menos que o Braga se o Braga perdeu ou não com o Porto ninguém quer saber.
   Por fim quando parecia que já não seria possível piorar, ainda mais, as coisas, Manuel Fernandes foi  capaz de me surpreender. Ao falar da exigência existente nos escalões de formação do Vitória disse que: Nunca prejudicou ninguém, muito pelo contrário, que o treinador que mandou o seu filho embora do Vitória continua no Vitória com ele. Que se prejudicasse alguém esse treinador teria sido o primeiro a ir embora. Perante isto fiquei mesmo muito preocupado. Mas afinal que exemplo é este? Manuel Fernandes acha que fez um grande favor só porque não despediu o treinador que dispensou o seu filho? Mas afinal o que é que interessa, é o valor dos jogadores ou o facto de estes serem filhos dos directores? É que realmente não entendo, Manuel Fernandes fala como se a coisa mais normal do mundo fosse ter despedido o treinador só porque dispensou o seu filho. Isso são formas de pensar que, já há muito, julgava afastadas do futebol, e não consigo ver com bons olhos um director que põe essa possibilidade com algo real. Acho que é lastimável, é vergonhoso e é de uma pouca vergonha a toda a prova pensar-se assim. Porque são este tipo de mentalidades ultrapassadas e viciadas que fazem muitas vezes os clubes perderem grandes jogadores.
   Depois de ver esta entrevista fiquei muito preocupado com o que se passa nos escalões de formação do Vitória e percebi que Manuel Fernandes, tal como Emilio Macedo e seus pares não serve para o Vitória.

Sem comentários: