sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Lamentável?


   A antevisão que Freire faz, à Vitória Tv, sobre o jogo da próxima segunda-feira, foi muito mal conseguida. Primeiro Freire começa por falar na rivalidade entre o Guimarães e o Braga. É algo que me deixa logo desagradado, ver jogadores do Vitória a chamar Guimarães ao Vitória é algo de que não goto e que não posso aceitar. Já é suficientemente mau que os jornalistas chamem Guimarães ao Vitória, quanto mais os próprios jogadores. Para mim é até uma falta de respeito ver jogadores chamarem qualquer coisa ao clube que não Vitória. Depois Freire prossegue a sua antevisão com mais uma declaração inaccreditável, diz que a rivalidade existente fora do campo é lamentável. O que é realmente lamentável é ver jogadores brasileiros, que chegaram à pouco mais que um ano, pensarem que já podem falar sobre tudo. Mas o que é que Freire sabe de Guimarães e de ser Vimaranense para vir opinar sobre uma das rivalidades mais antigas de Portugal.
   Como já aqui escrevi noutras ocasiões Freire não é um jogador de que eu goste muito, preferia ter no plantel o Gonçalo e o Vitor Bastos. Algo que agora depois destas declarações fica, para mim, ainda mais evidente, é sempre melhor ter jogadores portugueses e se possível da casa. Estou certo que nem Gonçalo nem Vitor Bastos fariam estas afirmações. Especialmente Vitor Bastos que é um jogador da casa e que certamente entende o que é a rivalidade com o Braga. Já muitas vezes o disse mas volto a dizer, não faz sentido termos jogadores como Freire no plantel. Ele não é claramente uma mais valia, é certo que ainda é novo e está a evoluir, mas para isso temos cá os nossos. Prefiro que se dê oportunidade aos jovens que vêm dos júniores, Freire têm agora 22 anos o que quer dizer que tinha 21 quando o contrataram, deram-lhe oportunidade e deixaram-no evoluir no plantel sénior, tendo até jogado algumas vezes. Mas já Vitor Bastos que têm agora 21 anos foi emprestado ao Atlético. Não o deixaram ficar no plantel nem o deixaram evoluir naquela que sempre foi a sua casa. É deste tipo de situações que não gosto, aos brasileiros, mesmo que não sejam claras mais valias dá-se uma oportunidade, aos portugueses não se dá. Temos que mudar de mentalidade e entender que muitas vezes os portugueses são até melhores que os brasileiros.
   Espero que se comece a apostar nos nossos jogadores, aqueles que são formados pelas escolas do Vitória. São a muitos níveis extremamente vantajosos, têm qualidade, sabem o que é o Vitória, sentem a camisola, a sua chegada á equipa sénior não representa qualquer custo e a sua eventual venda poderá ainda representar um significativo encaixe financeiro, o que para o clube é óptimo têm muito mais lucro com os jogadores da casa.

1 comentário:

Amadeu disse...

Parece-me que se referiu a Guimarães e a Braga (cidades) na rivalidade.

Quanto ao restante texto estou 200% de acordo.

Exagerou na tecla da "suposta" violência...aliás ele vem de um país onde isso não existe...entende-se.

Com estas declarações também baixou imenso na imagem que tinha de Freire. Quem muito fala...