terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coincidências


   Finalmente vemos alguma agitação no Vitória. Numa semana que, como já anteriormente disse, pode ser histórica, temos assistido há uma enorme movimentação por parte da direcção. Primeiro foi Emilio Macedo que veio publicamente falar sobre a actual situação do clube e agora foi o Conselho Vitoriano que resolveu dar sinais de vida. Será uma coincidência? Não me parece. Parece-me, isso sim, que estas são actitudes de quem está sériamente preocupado com o futuro. Com o futuro não do Vitória, mas sim com o futuro próprio. Emilio Macedo que diz não estar agarrado ao poder, dá sinais evidentes de o estar. Todas estas situações, que temos visto ao longo desta semana, dão um claro sinal de que Emilio Macedo está receoso que o seu fim no Vitória possa estar próximo.
   De entre as várias declarações que Emilio Macedo fez houve uma que me chamou a atenção, "Faço sacrifícios para estar no Vitória, por isso peço aos sócios para estarem na Assembleia de forma ordeira. Vou dar-lhes as respostas que pretendem.". Esta declaração, feita por Emilio Macedo à Rádio Santiago, chamou-me a atenção por dois motivos. Primeiro Emilio Macedo voltou a mencionar algo que é, para mim, absolutamente incompreensível, o facto de fazer sacrifícios para estar no Vitória. Não consigo compreender, já há muito tempo que Emilio Macedo diz isto e nunca consegui compreender. Não compreendo porque ninguém pediu a Emilio Macedo para estar no Vitória, ele não está a fazer um favor a nínguem. Muito pelo contrário, até lhe agradecíamos que fosse embora. Por isso não consigo compreender porque é que ele diz que está a fazer sacrifícios para estar no Vitória. Então nesse caso o melhor para ele, para o Vitória, e para os vitorianos é que ele saia.  O segundo motivo pelo qual esta declaração me chamou a atenção, foi o facto de Emilio Macedo ter anunciado uma novidade relativamente à próxima Assembleia Geral. Diz Emilio Macedo que vai dar aos sócios as respostas que estes pretendem. Será que finalmente vamos deixar de ouvir as célebres respostas "passa no complexo e pode consultar os documentos" ou então " passa no complexo e eu explico-lhe". Será que finalmente Emilio Macedo vai responder em frente a todos os associados? Sinceramente duvido, mas para bem do Vitória espero que o faça. Parece-me que, para quem não costuma falar publicamente, Emilio Macedo têm agora feito muitas declarações. Pena é que seja necessário o Vitória estar tão mal para ele reagir assim. Durante quase quatro anos e meio de presidência nínguem viu este tipo de atitude, agora já é tarde. E a única saída para toda esta situação é a demissão de Emilio Macedo, quer seja através de um pedido de demissão do próprio, quer seja através de uma destituição.
   Mas estas declarações de Emilio Macedo não são a única novidade que surgiu esta semana. Também o Conselho Vitoriano, orgão que até aqui era práticamente invisível, resolveu dar sinais de vida. Até acho bastante interessante a ideia de realizar uma Conferência Vitoriana. O que acho completamente despropositado é o facto de anunciarem esta iniciativa agora. Durante os quase quatro anos e meio de mandato de Emilio Macedo, nunca ningém os viu fazer ou propor o que quer que fosse, e agora, numa altura em que a contestação à actual direcção é maior do que nunca, aparecem com esta boa ideia. Será coincidência? Não acredito, esta é mais uma forma de tentar iludir os vitorianos, mais uma forma de tentar demonstrar que com a actual direcção se fazem coisas inovadoras e que se pensa nos sócios. Acho vergonhoso este tipo de actitude, o Conselho Vitoriano é um orgão que se quer independente da direcção, e é um orgão que deveria ser superior a este tipo de atitudes mesquinhas e retrógradas. Esta forma dissimulada de apoiar Emilio Macedo é vergonhosa e para além de não enganar nínguem só mancha o nome de um orgão que deve ser um exemplo máximo de vitorianismo. Se tivessem apresentado esta iniciativa noutra altura até acharia muito bem, pois realmente acho que a ideia das Conferências Vitorianas é boa, mas é boa se não for utilizada como uma forma de propaganda dissimulada.
   O facto de estar-mos a assistir, finalmente, a uma direcção que fala e que toma medidas, não me parece uma coincidência. Parece-me é que são cada vez mais visíveis os sinais de que o mandato de Emilio Macedo está a chegar ao fim, e estas reacções da direcção não são mais do que um acto desesperado de quem vê o fim muito próximo.
   Posso por isso dizer, em jeito de conclusão, que as declarações de Emilio Macedo e a atiude do Conselho Vitoriano, não surgem por acaso. Tivesse Emilio Macedo este tipo de atitude durante toda a sua presidência e fosse o Conselho Vitoriano tão participativo e se calhar não estavamos a viver uma situação tão complicada. Agora numa semana decisiva no futuro do Vitória, não me parece que tudo isto surja por mera coincidência. Parece-me é que tudo isto é resultado de uma enorme preocupação com o fim de Emilio Maedo e seus pares à frente do Vitória.

Sem comentários: