domingo, 23 de outubro de 2011

De mal a pior


   O Vitória vai de mal a pior, a cada semana que passa a crise acentuasse e contrariamente ao que diz Rui Vitória não há o mínimo indício de melhora. Depois de mais uma derrota, frente ao Olhanense, começa a não haver justificação possível para o actual momento do Vitória. A cada jogo que passa as coisas estão piores e Rui Vitória continua a não ter uma equipa tipo, todas as semanas o Vitória inicia os jogos com onzes diferentes, a única coisa que não muda mesmo é o resultado.
   Quanto ao jogo há muita coisa que poderia ser dita, desde a desastrosa exibição do João Paulo, há inacreditável quantidade de ocasioões de golo desperdiçadas, ou a lesão de João Alves, ou ainda a inexistência total de qualquer tipo de rotina, táctica ou estratégia de jogo. Mas não me parece que isso seja, neste momento, o mais preocupante. Todas as semanas falámos desses temas e se não é o João Paulo é o N´Diaye que faz uma exibição vergonhosa, se não for o Soudani a falhar golos inacreditáveis é o Faouzi e assim sucessivamente. Infelizmente temos assistido semana após semana a uma degradação daquilo que acreditamos ser o Vitória.
   É bom entendermos o que têm provocado tudo isto, ao fim de oito jornadas o Vitória está em último lugar e atravessa uma crise que não afecta apenas o futebol, também nas modalidades amadoras se têm sentido esta crise. A actual situação do Vitória é aflitiva, digo isto não só pelos resultados desportivos mas por toda a situação em que está o clube. É que a juntar á actual crise desportiva há ainda uma séria crise financeira. Uma crise que me preocupa até mais que a própria crise desportiva que o clube atravessa, é que infelizmente acredito que a continuar neste caminho o Vitória poderá estar muito próximo da falência.
   Entrámos por isso numa semana que pode ser histórica para o Vitória, na próxima sexta-feira há uma importantíssima Assembleia Geral e no domingo há um jogo de capital importância com o Rio Ave. É por isso chegada a hora de pensarmos sériamente no Vitória. Na próxima sexta-feira é muito importante que a Assembleia Geral seja uma das mais concorridas da história do clube. Vai votar-se o relatório e contas relativo á última época e é necessário entender como pode o referido relatório apresentar um resultado negativo. Num ano em que o clube realizou o maior encaixe financeiro de toda a sua história o saldo final é negativo. Afinal como foi isso possível? E se não vendessem o Bébé, o Vitória ia acabar? Tudo isto são dúvidas que o relatório e contas suscita, e são questões que a actual direcção terá que explicar muito bem.
   Para mim não há dúvida a actual direcção é demasiado má, demasiado incompetente e amadora e os resultados dos seus actos estão á vista de todos. A gestão de Emilio Macedo e seus pares levou o Vitória a apresenter o maior passivo de sempre, mesmo tendo vendido um jogador por 5,4 M€. Isto é algo que é absolutamente inaceitável, já para não falar que a par da situação financeira o resultado desta política levou o Vitória ao último lugar do campeonato. A gestão que esta direcção faz, desportiva e financeiramente, é absolutamente ruinosa. Não podemos compactuar com este tipo de situações, basta.
   Na próxima sexta-feira lá estarei, na Assembleia Geral, por duas razões. Primeiro para chumbar um relatório e contas absolutamente vergonhoso e segundo com a esperança de ver o fim de Emilio Macedo e restante direcção. Pois espero que depois de tudo o que têm feito ao Vitória tenham a dignidade mínima de sair.

Sem comentários: