segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Preocupante


   O jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Moura, foi um jogo bastante preocupante. Após uma paragem competitiva de 15 dias esperava-se mais do Vitória, mas o que se viu foi uma equipa que pouco ou nada evoluiu desde o último jogo com o Sporting. Ontem as fragilidades do Vitória foram por demais evidentes. Ninguém esperava um jogo tão complicado contra um modesto adversário, mas na verdade a eliminação do Vitória esteve muito próxima. Foi evidente que a equipa continua em má forma e que há ainda um sem número de aspectos que têm que ser trabalhados.
   Ontem as preocupações começaram logo aos 17 minutos, com a saída de Maranhão por lesão. Mais uma vez o Vitória voltou a ter um jogador lesionado ao fim de pouco mais de 15 minutos de jogo. Esta é uma situação que se vai tornando cada vez mais preocupante, cada vez há mais lesões e curiosamente quase todas são lesões musculares. Não consigo compreender como têm sido isto possível, não se consegue prevenir este tipo de lesões? Não é de todo normal, ver um tão grande número de lesões musculares em tão pouco tempo. Acho que já vai sendo tempo de o Vitória repensar a preparação física dos seus jogadores. Estas situações não podem repetir-se tão frequentemente, acabando o Vitória por ficar constantemente privado dos seus jogadores. Mas este é apenas uma das preocupações que ficou claramente evidente no jogo de ontem. Outra das fragilidades que foi muito evidente foi a fraca finalização. Contra um adversário da 2ª Divisão, o Vitória necessitou de 17 cantos e 35 remates a baliza para fazer 2 golos. Isto é muito grave, uma equipa profissional não pode falhar tanto. Não serão certamente muitos os jogos em que o Vitória terá tantas oportunidades, é necessário trabalhar muito bem este aspecto da finalização. Uma equipa que não consegue marcar golos normalmente não têm grandes resultados e depois isso torna-se evidente no final da época, normalmente com resultados catastróficos.
   Foi gritante a falta de entrosamento do Vitória, a incapacidade revelada de realizar jogadas, de fazer combinações, de criar desiquilibrios, em suma, foi gritante a incapacidade revelada de jogar futebol. Mais uma vez o Vitória assentou muito do seu jogo no pontapé para a frente. O que não é de todo compreensível tendo em conta que o adversário era evidentemente inferior. O tempo que Rui Vitória já leva no comando técnico da equipa devería ser suficiente para que a equipa estivesse já a um outro nível. Ver o Vitória assim é um espectáculo deprimente, um espectáculo a que infelizmente parece estar-mos condenados. Não há sinais de uma melhoria, e nem o facto de ontem o adeversário ser o modesto Moura, alterou esta irritante forma de jogar do Vitória. Rui Vitória apostou naquele que é normalmente o onze titular do Vitória, com excepção da titularidade de Soudani, e a equipa por pouco não foi eliminada por uma equipa da 2ª Divisão. Como é isto possível? É que até agora sempre se socorreram da dificuldade que o calendário evidenciava, para desculparem os maus resultados obtidos, mas e agora qual é a desculpa? Tiveram 15 dias para treinar, para recuperar o que estava menos bem e não foram minimamente pressionados, mas as coisas não melhoraram nada. Mas afinal o que se passa? Andam a gozar com os sócios? Ou é só pura incompetência, incapacidade e falta de valor da equipa? Não sei qual será o motivo para que o Vitória jogue tão mal, mas espero que decubram rapidamente o que se está a passar, é que a continuar assim o futuro avizinha-se basante negro.
   Não quero terminar esta postagem sem deixar uma palavra para o Moura. Equipa que me surpreendeu bastante pela positiva. É certo que não fizeram um jogo muito vistoso e que também não tiveram muitas oportunidades de golo, mas a diferença entre as equipas já fazia prever um jogo quase de sentido único. No entanto o Moura soube aproveitar as poucas oportunidades que teve e soube ser uma equipa solidaria e sofredora. Parece-me que esta equipa do Moura é bastante interessante para ser uma equipa da 2ª Divisão. Têm alias um jogador de que gostei particularmente o número 9, Hugo Firmino. Um jovem jogador português de apenas 22 anos e que deu bastante trabalho á defesa do Vitória. Mas há ainda um outro pormenor que gostaria de realçar quanto à equipa do Moura, que é o desportivismo que demonstraram durante todo o jogo. Não vieram jogar a Guimarães remetidos à defesa, é certo que tinham vários jogadores a defender, mas não colocavam onze jogadores atrás da linha da bola. Também não fizeram o que habitualmente muitas equipas fazem em Guimarães, queimar tempo. Não se viram jogadores do Moura a simular lesões, nem se viu o guarda-redes a demorar na reposição da bola. Já para não dizer que também Fernando Piçarra não utilizou as famosas substituições para queimar tempo. Esta atitude do Moura é digna de registo, pois demonstraram que vinham a Guimarães para jogar o jogo pelo jogo. Quem sabe se tivessem simulado umas lesões e perdido algum tempo nas reposições de bola, se a sua sorte não seria outra. É que o Vitória só conseguiu empatar aos 89minutos e 30 segundos, se eles tivessem queimado algum tempo se calhar o Vitória não empatava.
   Mas quanto aquilo que se viu do Vitória fiquei ainda mais preocupado, pois a verdade é que nem contra um adversário claramente inferior o Vitória foi capaz de realizar um bom jogo. Agora depois deste jogo, e dos vergonhosos 120 minutos, de que o Vitória necessitou para conseguir eliminar o Moura, não aceitarei de forma alguma que um eventual cansaço possa servir de justificação para um resultado menos conseguido frente ao Olhanense.
   Há muita coisa que têm que ser revista neste Vitória e nós vitorianos temos que pensar seriamente no futuro do nosso clube.

Sem comentários: