quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Aviador


   O Aviador é um filme de hollywood do ano de 2004, um filme que chegou a ganhar quatro óscares. Mas nã é desse filme que eu quero falar é de Mauricio Saucedo, o jogador do Vitória.
   Mauricio Saucedo é, para mim, cada vez mais um mistério. Foi um jogador que o Vitória contratou durante a última Copa America e que de início me criou alguma expectativa. Era um jogador internacional, do qual pouco ou nada se sabia, mas que estava a representar a sua selecção, numa prestigiada prova de selecções. Era por isso expectável que fosse um bom jogador. Pelo menos cumpria um critério que é sempre do agrado dos vitorianos, era internacional. Mas devo também confessar que a ilusão que inícialmente esta contratação me causou, foi diminuindo quando vi que afinal em toda a Copa America Saucedo não jogou um único minuto. É certo que era internacional e que estava a representar o seu país, mas afinal não era um indiscutível. Continuei no entanto com a expectativa que fosse um bom jogador, mas a verdade é que com o passar do tempo continuo a saber muito pouco sobre este jogador. Continuo sem saber se têm ou não qualidades, continuo sem entender porque não joga no Vitória e começo a não entender porque foi o Vitória contrata-lo.
   Para mim Mauricio Saucedo é provavelmente o maior mistério de todo o plantel. Não compreendo se não joga por Rui Vitória não contar com ele, ou se não joga por ainda estar num natural período de adaptação. A verdade é que começo, cada vez mais, a desconfiar que esta contratação terá sido um erro de casting, porque nem quando há dois extremos lesionados, Urreta e Paulo Sérgio, ele é convocado. De início ainda ia para o banco, mas agora já nem convocado é e isso leva-me a crer que provavelmente a sua contratação possa ter sido um erro. Só que o mistério em torno de Saucedo não se esgota na sua actual situação no Vitória, é também, para mim, um mistério o facto de continuar a ser sistemáticamente convocado para a selecção. Não compreendo como pode um jogador que não é convocado no seu clube ser convocado para a selecção.
   Escolhi como título desta postagem O Aviador porque na verdade Saucedo passa mais tempo em viagens de avião do que a jogar futebol, o que é curioso. Porque no Vitória Saucedo apenas jogou 20 minutos e na selecção apesar de ser habitualmente convocado não costuma jogar.
   Permanece assim o mistério em torno deste boliviano, que ainda ei de conseguir descobrir se é ou não um bom jogador.

Sem comentários: