sábado, 8 de outubro de 2011

Patético


   O comunicado enviado pela Associação Amigos do Vitória á agência Lusa é, para mim, absolutamente despropositado e patético. Não compreendo com que moralidade e autoridade esta associação emite comunicados. Enquanto vitorianos todos os membros desta associação têm o direito de ter a sua opinião sobre os mais diversos assuntos relativos ao Vitória, não têm é o direito de lançar comunicados para a comunicação social denegrindo a imagem do cuble. A opinião dos membros desta associação é, para mim, tão válida como a opinião de qualquer outro vitoriano, mas só isso e nunca mais do que isso. Não posso por isso aceitar que estes senhores se achem donos da moral e da razão.Nem posso nunca aceitar que exponham, na comunicação social, assuntos internos do Vitória, que apenas ao clube e aos vitorianos dizem respeito. É por atitudes como esta e por associados como estes que o Vitória chegou á situação a que chegou, foram este tipo de atitudes que levaram o Vitória ao descrédito em que hoje se encontra. Porque um clube forte constrói-se discutindo os seus assuntos internos com calma e elevação nos locais adequados e entre vitorianos.
   Como já aqui defendi acho que é sempre de evitar expor o clube á comunicação social, é algo que em nada favorece o Vitória e é algo que apenas nos retira credibilidade. Não se admirem depois que as grandes marcas não queiram patrocinar o Vitória, ninguém quer estar associado a um clube em que acontecem situações destas.
   Mas a Associação Amigos do Vitória consegue, quanto a mim, chegar a um nível de ridículo absoluto, por vários motivos. Vamos lá ver, primeiro dizem que: " Este tipo de acções em nada dignifica o clube e colocam em causa a acção de continuidade de gestão e compromissos que estes estão sujeitos". Primeiro não entendo como é possível dizer-se que o cumprimento de uma medida estatutariamente prevista não dignifica o clube. Penso que os estatutos servem para reger o clube, e que todas as clausulas e alíneas constantes do mesmo são para ser integralmente cumpridas. Não vejo nisso qualquer problema, nem consigo entender em que é que isso não dignifica o clube. Depois o facto de o cumprimento desta clausula pôr em causa a, acção de continuidade de gestão, como dizem estes senhores, parece-me evidente. Esta clausula existe para isso mesmo, os vitorianos apenas ponderam convocar a Assembleia Geral extraordinária, porque estão descontentes com a actual politica de gestão do clube. Não vejo por isso como podem eles alegar que esse facto serve para que não se convoque a dita Assembleia. Se o que é pretendido é precisamente acabar com a actual politica de gestão do cuble. O facto de esta medida interromper a actual politica de gestão do clube é precisamente o motivo de se ter chegado a esta situação. Os vitorianos não querem mais continuar assim e por isso querem um nova politica de gestão.
   Para além disto a Associação Amigos do Vitória consegue ainda entrar em contradição neste comunicado. Dizem primeiro que "O momento actual da equipa requer tranquilidade", depois dizem que " Caso esta medida seja levada a cabo e marcada a Assembleia Geral extraordinária, convocaremos os nossos 1845 sócios para votarem contra esta medida". Se o que a equipa necessita actualmente é de tranquilidade não compreendo porque vão eles convocar os associados, quanto a mim isso apenas irá aumentar a intranquilidade. Como aliás este próprio comunicado, se eles acham que o melhor neste momento é termos tranquilidade, este comunicado não vêm em nada apaziguar a situação, antes pelo contrario. Mas para além desta evidente contradição, vejo algo ainda mais grave nesta parte do comunicado. A forma como esta associação diz convocar os seus membros, parece uma clara incitação á guerra, das que eram feitas noutros tempos. Não me parece nem de bom tom referir isso, nem democrático. Porque esta associação não se pode esquecer que tendo 1845 membros, estes são livres de pensarem como muito bem entenderem e que entre esses 1845 membros haverá também certamente quem concorde com a distituição da direcção. No Vitória sempre tivemos respeito democrático e sempre soubemos, com maior ou menor facilidade, aceitar aquilo que a maioria decide e isso não vai ser esta associação a alterar. Cada vitoriano é livre de pensar o que muito bem entender, e não há associação alguma que vá instruir os vitorianos a votarem de uma maneira ou de outra. No Vitória sempre existiu democracia e continuará a existir, agrade isso ou não ao Sr. António Lopes.
   Por fim acho lamentável que uma associação venha desta forma tentar defender uma direcção, e tentar intimidar os vitorianos, dizendo que têm um determinado número de votos. Compreendo que certamente há vários motivos que os levam a temer a saída deste presidente, especialmente ao Sr. António Lopes, que deve ver toda esta situação com enorme preocupação. Motivo pelo qual emitiu um comunicado em nome da associação a que preside. Não compreendo é, em nome de quê, se julga a Associação Amigos do Vitória capaz de lançar um comunicado criticando uma iniciativa de associados vitorianos. Porque quanto a mim não há ninguém nesta ou em qualquer outra associação que seja mais ou menos vitoriano, que qualquer outro vitoriano. Somos todos vitorianos e como tal temos que saber respeitar todas as opiniãoes, concordemos ou não com elas. Mas compreendo que esta situação foi causada por uma ilusão, que certos privilégios, causaram ao Sr. António Lopes. Habituado que está a ser alvo de tantas atenções, por parte da direcção, este Sr. receia que a direcção possa ser distituida e que com isso possam acabar os ditos privilégios. Motivo que o levou aliás a realizar este comunicado, que não serve mais do que para, uma vez mais bajular Emilio Macedo.
   Felizmente os vitorianos não se deixam iludir por este tipo de iniciativas, e estou certo que irão optar por aquilo que conscientemente acharem melhor para o clube,seja isso o que for. Isto caso haja a Assembleia Geral extraordinária. Eu enquanto vitoriano já aqui exprimi qual é a minha ideia sobre o assunto e já manifestei que tenho uma posição favorável a distituição. Mas se os vitorianos optarem pelo outro caminho, mais não tenho do que aceitar e continuar a lutar por um Vitória cada vez melhor.

2 comentários:

luis cirilo disse...

se quer que lhe diga acho que nem vale a pena perder tempo com essa dita associação.
durante muito tempo até pensei que o seu fim exclusivo era organizar viagens.
Assim uma espécie de "Tareco" do século XXI.
Deixe-os falar.
No fundo, para além de quem assina o comunicado não representam mais ninguém.

Sonho Vitoriano!!! disse...

Também eu pensei durante muito tempo que esta associação tinha como fim organizar viagens, mas pelos vistos o intuito desta associação é promover e Sr. António Lopes e ser uma espécie de "exercito" de defesa de Emilio Macedo.