terça-feira, 18 de outubro de 2011

Soudani


   As declarações de Soudani que vêm hoje publicadas no jornal O Jogo são uma clara falha na comunicação do Vitória. Como a grande maioria das coisas a comunicação do Vitória também não passa por um período muito bom e estas declarações de Soudani apenas vêm comprovar isso mesmo. Não há uma política de comunicação definida no Vitória. Não há ninguém que seja capaz de estabelecer uma estratégia de comunicação e que prepare os jogadores para o contacto com a imprensa. Num clube como o Vitória, que têm grande mediatismo e que frequêntemente têm jogadores a conceder entrevistas, seria de esperar que existisse uma politica de comunicação e que se preparassem mínimamente os jogadores antes de eles falarem com a comunicação social, mas isso não acontece. Como muitas outras situações a comunicação, vai ficando esquecida e não há nenhum profissionalismo nesta área, cada um diz o que quer e como quer, sem que exista uma estratégia definida.
   Soudani é um jogador jovem, que veio de outro campeonato,de outro continente e que está ainda há relativamente pouco tempo no Vitória, por isso é até de certa forma natural que não tenha ainda entendido bem o que é o Vitória e qual a forma de pensar dos vitorianos. Não culpo por isso o jogador, por dizer que têm o desejo de jogar no Porto e no Chelsea. Foi um erro de alguém que não entende ainda muito bem o meio onde está, e que não foi minimamente alertado para a realidade do Vitória. Pode até, de certa forma, dizer-se que estas declarações são algo ingénuas. Primeiro porque não me parece de todo lógico que um jogador fale em jogar no Chelsea quando apenas marcou dois golos ao Moura. Depois porque tenho a certeza que um jogador que conheça bem a realidade vitoriana nunca falará em jogar em qualquer outro clube portugês que não o Vitória. Acho por isso que o grande problema evidênciado nesta entrevista é a péssima comunicação que o Vitória têm.
   Estas declarações não caem bem junto dos vitorianos e eram perfeitamente evitáveis, bastava para isso que o Vitória tivesse um departamento de comunicação minimamente eficaz. Espero que com estas declarações se aprenda que é necessário definir uma estratégia de comunicação e que é do mais elementar profissionalismo preparar os jogadores quando estes vão falar com a comunicação social. É que é a imagem do Vitória que está em jogo, e não me parece correcto que um clube, que quer ser grande, tenha os seus jogadores a dizer que querem jogar noutros clubes.

Sem comentários: