terça-feira, 4 de outubro de 2011

Museu


   O museu do Vitória, museu Edmur, é um espaço destinado a homenagear os maiores feitos do Vitória. Um espaço onde estão em exposição os troféus conquistados ao longo dos 89 anos de história que o clube têm. Este museu é um orgulho para todos os vitorianos e é também um local de referência da cultura vitoriana. Aqui pode viver-se a história do Vitória e pode ver-se o que têm conquistado o Vitória. Este museu é um espaço relativamente recente, têm ainda poucos anos, mas é um espaço de que todos os vitoianos gostam.
   Tenho por isso enorme pena de nunca o ter visitado, já por diversas vezes o tentei fazer, mas nunca consegui descobrir qual o horário de funcionamento.  Acho que este espaço está a ser subaproveitado, não estámos a dar ao museu o seu devido valor. Deveria existir no site um local onde fosse possível ver o horário de funcionamento do museu e onde existisse também a informação sobre as condições necessárias para a visita. Deveria ser explicado se normalmente o museu está aberto, ou se é necessário realizar uma reserva para o visitar e deveria também ser explicado se a visita ao museu é ou não paga.
   O museu dos clubes de futebol é em muitas cidades um ponto de vsita obrigatório, em Barcelona, Madrid, Manchester ou Liverpool os museus de clubes como o Barcelona, o Real Madrid, o Manchester United ou o Liverpool são dos museus mais visitados das cidades. Não compreendo por isso como pode o Vitória não incluir o seu museu na rota dos museus a serem visitados em Guimarães. Se nós vitorianos que temos interesse em poder visitar o museu temos dificuldade em o fazer, os turistas que visitarem a cidade nunca o farão. Estamos á beira de ser a cidade capital europeia da cultura, faltam apenas 3 meses, e temos que potenciar ao maximo as capacidades comerciais do Vitória, não podemos ter uma mentalidade pequenina e tacanha. O museu é uma boa forma que o Vitória têm para realizar algumas verbas. Já para não falar que normalmente quando se visita o museu de um clube em seguida visita-se também a loja do mesmo. Ou seja é importante que o Vitória entenda que poderá tirar muito mais rendimento do museu. A inclusão do mesmo na rota dos monumentos a visitar na capital europeia da cultura 2012 é essencial.

Sem comentários: