segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Outra Vez


   Mais um jogo, mais uma derrota. Começa a ser extremamente penoso ver este Vitória. Não há qualidade de jogo, não há paixão, não há ambição, não há futebol. Mas afinal o que têm feito estes jogadores no Vitória? Treinar e jogar futebol é que certamente não têm sido. Semana após semana, jogo após jogo a equipa está pior. O Vitória joga pior de jogo para jogo, a cada semana que passa a qualidade apresentada pela equipa é pior. As coisas chegaram a um ponto tal que, já nem contra dez, o Vitória é capaz de marcar um golo. E pior ainda o Vitoria jogou contra dez durante 68 minutos, fora os descontos, e em todo esse período apenas fez dois remates, com a direcção da baliza. Não me recordo de ter visto Rui Patrício fazer uma grande defesa. Aliás a única grande oportunidade que tivémos, para marcar golo, foi escandalosamente desperdiçada por Edgar. Não sei o que se passa com este Vitória, nem sei o que andam estes jogadores a fazer, mas semana após semana fico com a sensação que andam a gozar conosco. Não consigo entender como é possível jogar tão mal, como é possível não marcar golos jogando mais de uma hora contra dez, ou como é possível perder 4 jogos em 7. Mas infelizmente entendo que o Vitória é a equipa que pior futebol joga em toda a primeira liga e entendo que esta equipa joga muito pior que a equipa que desceu de divisão. Não tenho memória de ver uma equipa tão decepcionante no Vitória.
   Quanto ao jogo tenho muito pouco a dizer. Apenas tenho duas ou três pequenas notas. A primeira para Rui Vitória. Ontem Rui Vitória fez aquilo que nós vitorianos gostámos, foi colocando cada vez mais jogadores de ataque. É certo que também o fez porque estava a jogar com mais um e porque estáva a perder. Mas infelizmente isso apenas nos demonstrou que não há qualquer estratégia ou táctica no Vitória. Á medida que iam entrando jogadores de ataque, no Vitória, o jogo ia ficando cada vez mais confuso, não havia ninguém com a clarividência de fazer uma jogada, ou criar um desiquilibrio. O Vitória foi apenas um aglumerado de jogadores que corriam de forma desorganizada atrás da bola. A segunda nota vai para a preocupante falta de rotinas. A cada jogo que passa Rui Vitória apresenta um novo onze, ainda não o vi repetir o onze inicial uma única vez. Isso paga-se com a falta de rotinas e com a falta de objectividade da equipa. Não podemos continuar a apresentar uma equipa nova a cada jogo que passa. A terceira e última nota vai para a estranha forma de jogar do Vitória. O Vitória têm uma filosofia de jogo que estranhamente se baseia no pontapé para a frente, sem qualquer estratégia, sem ter jogadas ensaiadas, sem criar movimentos de rotura, sem nada é apenas pontapé para a frente e logo se vê. Reparem há três jogadas típicas neste Vitória. A primeira começa no Nilson, quando quer lançar o ataque Nilson chuta a bola na direcção de Edgar, depois Edgar ganha a bola de cabeça, cabeceando-a para trás, onde nunca está ninguém logo é o mesmo que entregar a bola ao adversário. Não consigo compreender como se continua a realizar esta jogada no Vitória, lembro-me de ver o Nilson chutar a bola para Douglas e para Roberto, da mesma forma que a chuta para Edgar, só não me lembro é de alguma vez esta jogada ter resultado, a bola vai sempre ter ao adversário. Já vai sendo tempo de entenderem isso e de perceberem que esta é uma má jogada. A segunda jogada típica do Vitória começa igualmente em Nilson, aqui Nilson entrega a bola a um dos centrais, que invariavelmente espera que venha um adversário fazer pressão, então esse central passa a bola ao outro central que se limita a chutar para a frente, sem qualquer objectividade. Mais uma vez entregamos a bola ao adversário sem ter feito nada. Depois por fim há uma terceira jogada típica, que é a jogada em que o Vitória vai trocando a bola até a zona do meio campo, ao chegar a essa zona há sempre duas soluções. Uma é tentarem meter as bolas nas costas da defesa, obrigando os avançados a enormes correrias, a outra é tentarem variar de flanco, só que habitualmente ou o passe fica curto ou vai para fora. Ou seja normalmente nenhuma destas três jogadas têm qualquer efeito prático. Pelo que já ia sendo tempo de começar a ver algum jogo em equipa, algum entrosamente, movimentos de rotura, desmarcações, combinações rápidas, tudo aquilo que uma verdadeira equipa faz.
   Este Vitória está cada vez pior e infelizmente não há nada que nos dê a minima esperança de uma melhoria. Se ainda tinha algumas dúvidas quanto ao que poderia acontecer esta época, depois deste jogo, fiquei sem dúvidas. Infelizmente parece-me que vamos ter uma época muito difícil, uma época que a continuar assim não será mais do que uma luta pela manutençã.
   Custa-me dizer isto pois acredito que até temos alguns bons jogadores, jogadores que são certamente capazes de fazer muito mais e muito melhor do que aquilo que têm feito. Mas falta alguém que lhes mostre o caminho, que os discipline e que os obrigue a dar o máximo a cada jogo. Alguém que os faça ver a vergonha que têm sido, que lhes dê a entender que as coisas não podem continuar assim e que os castigue quando eles não são profissionais. Porque em alturas como esta é preciso ter alguéum que tome decisões e que lidere.
   Felizmente agora vêm uma paragem no campeonato, altura mais do que adequada para que plantel, equipa técnica e direcção pensem no que têm feito. Agora é altura de tomar decisões e de agir, espero por isso que depois desta paragem no campeonato a equipa venha bem diferente.

Sem comentários: