segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Património 2


   Tal como já aqui escrevi o estado de conservação do património é algo que me preocupa. Preocupa-me porque sei que no futuro teremos que gastar muito mais dinheiro para recuperar o património do que teríamos que gastar agora para o conservar. Mas infelizmente vejo que o património é algo que vai ficando sistematicamente esquecido, o tempo vai passando e o património vai-se degradando sem que nada seja feito para o conservar.
   No último jogo, com o Sporting, reparei que quanto á conservação do património o Vitória chegou a um nível praticamente inaceitável. Verifiquei que uma vez mais o conforto e as boas condições que deveriam ser proporcionadas aos associados continuam a ser esquecidas. Desta vez vi algo que me revoltou enquanto vitoriano e enquanto proprietário de uma cadeira na bancada nascente superior. Acho que devem ser proporcionadas as melhores condições a todos os espectadores, mas especialmente àqueles que pagam a sua cadeira, não se pode falhar assim. As casas de banho, junto ao bar da torre que une a bancada nascente com o topo sul, estavam num estado lastimável. Tive vergonha de ver o património a ser assim tratado. Neste jogo, nessas mesmas casas de banho, vi que continua a haver um urinol partido á já largos meses, as luzes estavam apagadas, quer no wc masculino quer no feminino, não havia papel higiénico, a água dos urinois estava desligada e não havia papel para limpar as mãos. Um sinal claro de que ninguém se preocupa com a conservação do património, as coisas estão como estiverem e nada mais nada. Como podem imaginar foi uma aventura utilizar este wc durante o jogo, o cheiro era nauseabundo e os encontrões, involntários, entre os vitorianos eram muitos, pois estava tão escuro que era difícil conseguir ver alguma coisa. Sinceramente ao ver aquilo apenas me consegui recordar do estádio da Mata Real, que é um dos estádios com piores condições na primeira liga. Não podia, de todo, olhar para aquilo e ver o estádio do Vitória, um estádio onde se jogou o Euro 2004.
   Mas essa não foi a única situação que me preocupou neste último jogo, ao chegar ao estádio deparei-me com uma outra situação que denotava uma clara falta de conservação do património. Ao entrar para o estádio fui avisado pelo segurança que o torniquete estva "meio avariado" e que por isso era necessário fazer alguma força para que ele roda-se. Claro que isso resultou numa entrada mais lenta, que levou ao aumento das filas e a irritação, desnecessária, dos sócios.
   Assim se vai degradando o património do Vitória, sem que nada seja feito para o preservar. Um sinal claro de que, cada vez mais, o Vitória é um clube á deriva, que vai correndo ao sabor do tempo e que não faz nada por um futuro melhor, limita-se a deixar o tempo passar e aceita o que o futuro trouxer, seja lá o que isso for.

2 comentários:

Afonso disse...

Lastimável é o estado do relvado, felizmente ainda não tivemos as chuvadas, porque quando eles chegarem iremos ver o que deveria ser um palco de sonho, transformar-se num lamaçal.

Quando se descura o Património desta maneira é o primeiro sinal que os dinheiros já estão a esticar e problemas estão no virar da esquina.

Sonho Vitoriano!!! disse...

Realmente essa é também uma preocupante verdade. Durante anos o Vitória foi conhecido por ser o clube que tinha o melhor relvado de todo o campeonato, mas infelizmente nos últimos tempos temos tido um relvado em más condições. Concordo que quando começarem as chuvadas vai ser muito difícil não ter um lamaçal.
E sim isso é a prova de que o dinheiro não abunda, podendo enunciar que há muitos problemas que esta direcção vai escondendo e que só mais tarde iremos descobrir.