sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Possíveis Candidatos


   A distituição da direcção vai sendo por estes dias o tema central de todas as conversas vitorianas, pelo que é bom olhar em frente e tentar entender quem, num cenário de eleições antecipadas, poderiam ser os candidatos. Houve um jornal nacional que avançou com estes quatro nomes, Luis Cirilo, Pimenta Machado, Pinto Brasil e Luis Miguel Freitas. Já todos demonstraram vontade e disponibilidade para avançarem, caso surjam as eleições antecipadas e caso as condições reunidas o permitam.
   O primeiro a assumir essa mesma vontade foi Luis Miguel Freitas, um sócio que era até há bem pouco tempo desconhecido da maioria dos vitorianos. Não encaro a sua eventual candidatura como algo sério, até porque o próprio foi o primeiro a admitir que se aparecerem candidaturas mais fortes ele desiste. Tenho no entanto respeito pela posição que tomou, pois compreendo-o. Compreendo que não queira realmente ser candidato, mas compreendo também que esta sua iniciativa serviu apenas para despertar consciências. Para demonstrar a Emilio Macedo e seus pares que eles não estão a fazer um favor a ninguém, que o Vitória não se esgota neles. Vejo por isso a posição de Luis Miguel Freitas como o lançamento de um alerta. Uma luta contra a situação que se estava a instalar no Vitória. Mas não consigo ver neste associado mais do que isso. Até porque nada sei sobre ele e porque não acredito que seja capaz de levar uma candidatura até ao fim.
   Quanto aos três nomes restantes, acho que já devem ser vistos de uma outra forma. Acredito que todos eles podem levar uma candidatura até ao fim e acredito que todos eles podem ter legitimas expectivas em ganhar.
   Pinto Brasil foi o candidato derrotado das últimas eleições, facto que me leva a ter algum respeito por ele, na verdade foi a única alternativa que existiu a actual direcção. E isso não deve ser esquecido, devemos lembrar-nos que já na altura ele alertava para o perigo de reeleger Emilio Macedo. Mas para mim o problema de Pinto Brasil é que este não será melhor que Emilio Macedo. A forma como têm atacado o Vitória e Emilio Macedo nos últimos tempos parece-me completamente despropositada. E o discurso de Pinto Brasil parece-me muito inconsequente, a forma como vai falando não me parece que seja a mais adequada para um presidente do Vitória. Muitas vezes até têm razão no que diz, mas a forma como o diz descredibiliza-o. Não me parece por isso que Pinto Brasil pudesse ser uma boa alternativa. Num momento complicado da vida do Vitória é necessário ter credibilidade, e Pinto Brasil não me parece ser a pessoa indicada para credibilizar o clube.
   Pimenta Machado foi, para mim, o melhor presidente que conheci no Vitória. Foi um presidente que deu um inegável contributo para o crescimento do clube. Históricamente o Vitoria deve-lhe muito e não devemos ser ingratos, temos que ter a capacidade de ver a obra que Pimenta Machado deixou no clube. Foi um dos maiores simbolos do futebol nacional e durante os seus mandatos o Vitória cresceu muito, consolidou-se como um clube de topo em Portugal. Era um presidente com uma personalidade muito forte e que muitas vezes entrava em choque com os adeptos, mas a verdade é que conseguiu grandes feitos para o Vitória e isso não deve ser esquecido. Mas quanto a mim a sua eventual candidatura não passa, uma vez mais de uma ilusão. Não acredito que se candidate.  Mas mesmo que o fizesse acho que o seu tempo já passou. Foi um grande presidente, disso não há dúvida, mas como em tudo as pessoas têm um ciclo, e o de Pimenta no Vitória já acabou. Aliás o maior erro que eu acho que Pimenta cometeu nos anos em que presidiu o Vitória foi o de não ter saído mais cedo. Acredito que o seu último mandato já foi excessivo. Pelo que nunca iria votar para o seu regresso.
   Por fim o último nome que surge é Luis Cirilo. Um nome que já várias vezes foi falado mas que nunca resultou numa candidatura. Tal como Pinto Brasil, Luis Cirilo nas últimas eleições concorreu também contra Emilio Macedo e também ele nos alertou para o perigo de uma reeleição. Têm sido desde então uma das principais vozes na oposição a esta direcção e têm sido, de entre todos os referidos, o único que têm optado por falar em Assembleias Gerais, que são o local indicado para os sócios exporem os problemas do clube. Nunca optou por criticar abertamente esta direcção, nem nunca contribuiu para qualquer factor destabilizador, mas também nunca se calou defendendo sempre aquilo que acreditava ser o melhor para o Vitória. Este é para mim o candidato ideal, se decidir avançar Luis Cirilo terá o meu voto. Digo isto porque Luis Cirilo é para mim uma referência de vitorianismo. O seu amor pelo Vitória é já conhecido desde há muito tempo e a forma como fala do clube e como relata toda a sua história são impares. Para mim Luis Cirilo têm três caracteristicas que fariam dele um grande presidente. Primeiro aprendeu muito com aquele que foi, para mim, o melhor presidente do Vitória que conheci Pimenta Machado. E isso da-lhe alguma experiência, que pode ser essencial para que não seja surpreendido pelo traiçoeiro mundo do futebol. Segundo têm uma capacidade retorica acima da média, com ele finalmente vamos ter orgulho em ouvir alguém defender o Vitória. Isso ficou aliás bem provado no programa A Bola é Redonda onde Luis Cirilo soube sempre defender muito bem o nosso clube, mesmo nas alturas mais complicadas. Terceiro Luis Cirilo é um profundo conhecedor do Vitória e da realidade vitoriana. Já foi durante vários anos dirigente do clube e é já associado de longa data. É dos poucos, entre os antigos dirigente, que podemos encontrar nas bancadas do nosso estádio e muitas vezes de outros estádios onde joga o Vitória. Sempre viveu o clube de uma forma apaixonada e isso aliado a tudo o que referi faz dele o candidato ideal. Com ele vamos finalmente ter um vitoriano á frente do nosso clube. Digo por isso, sem qualquer dúvida, que este será o meu candidato, será a minha primeira escolha.
   Falta-nos agora dar início ao caminho que começa com a distituição desta direcção e a luta por um Vitória melhor.

4 comentários:

Afonso disse...

Caro Sonho, e se Luis Cirilo se vir envolvido como candidato tendo como Vices os actuais?

Infelizmente o discurso do Sr. Cirilo mudou bastante desde finais de Agosto, será que teremos supresas?

Sonho Vitoriano!!! disse...

Não acredito que Luis Cirlo avance cons os actuais vices. Aliás acho mesmo que esse seria um cenário altamnete improvável. Primeiro porque não estou a ver Luis Cirilo e Alberto Oliveira entenderem-se, depois porque não acredito que Luis Cirilo aposta-se em Paulo Pereira, pelo menos depois de ter exposto a situação de benfiquista de Paulo Pereira e de ter por inúmeras vezes dado a entender que para ele Paulo Pereira não era suficientemente competente para estar no Vitória. Por fim acredito que Luis Cirilo conheça pessoas bem mais capazes que Luciano Baltar para a área financeira, como por exemplo o vice presidente para a área financeira que com ele integrou a lista de Pinto Brasil, o Luis Alves, que me parece ser bastante mais competente do que Luciano Baltar.
Não acredito por tudo isso que essa situação possa ser uma realidade, uma candidatura de Luis Cirilo nada terá que ver com a actual direcção.

luis cirilo disse...

Agradeço sinceramente as suas palavras.
Pode ter a certeza caro Sonho Vitoriano que se for candidato a presidente do Vitória ( e tenciono ser se me for possível)avançarei com uma equipa dirigente escolhida por mim e da minha confiança pessoal.
Vitorianos e Vitorianas puros e duros.
Com a preocupação,desde o primeiro dia, de reconstruir a unidade dos sócios.
Um Vitória "à Vitória".

Sonho Vitoriano!!! disse...

Isso é o que nós vitorianos há muito ansiámos, ter uma direcção que seja composta por verdadeiros vitorianos. Uma direcção que possa restituir a paixão que desde sempre os vimaranenses tiveram pelo Vitória.
Tal como já defendi Luis Cirilo é, para mim, um presidente que teria todas essas condições e acredito que se juntar uma boa equipa então o Vitória poderá finalmente crescer.