sábado, 27 de agosto de 2011

Dignidade


   A demissão de Manuel Machado demonstrou a sua dignidade. Reconheceu que neste momento era mais parte do problema do que parte da solução e demitiu-se. Uma atitude digna e ao não ter pedido qualquer tipo de indemnização Manuel Machado demonstrou o seu vitorianismo. Não é muito comum ver-mos treinadores abandonarem os clubes de uma forma tão fácil, sem pedirem indemnizações, sem levantarem grandes problemas ou sem virem para a comunicação social lavar roupa suja. Felizmente desta vez foi diferente, Manuel Machado reconheceu que dificilamente conseguiria ter sucesso e que permanecer no comando técnico do Vitória não seria bom, nem para ele, nem para a equipa e muito menos para o clube. Por isso tomou a decisão de se afastar e permitir que o Vitória encontre uma alternativa que consiga obter melhores resultados.
   Fiquei feliz com a demissão de Manuel Machado pois habitualmente descordava das suas opções e acho que é um treinador demasiado defensivo, no Vitória queremos ver futebol de ataque. Mas também acho que esta demisão apenas peca por tardia. Penso que a saída de Manuel Machado deveria ter ocorrido após o jogo da Final da Taça. Um treinador não pode perder uma Final por humilhantes 6-2 e permanecer no clube como se nada fosse. Ai a culpa foi tanto de Manuel Machado, que não teve a dignidade que agora demonstrou, como da direcção. Não consigo entender que depois de uma sequência de resultados frustrantes, que culminaram na derrota de 6-2 no Jamor, a direcção nada tenha feito. Logo nesse momento Manuel Machado deveria ter deixado de ser treinador do Vitória e quem sabe a história agora era bem diferente. Mas não Emilio Macedo e a sua direcção, mais uma vez, demonstraram a sua falta de ambição e nada fizeram, deixaram tudo ficar como estava, deviam estar muito satisfeitos com o que se estava a passar. Conclusão uma pré-época frustrante, recheada de maus resultados e evidentemente muito mal planeada. Uma pré-época que nos levou a estarmos ainda no mês de Agosto e já com a época sériamente comprometida. A Supertaça já foi, a Liga Europa também, no campeonato um jogo uma derrota e o plantel continua em construção a apenas alguns dias de fechar o mercado, já para não falar que estamos agora sem treinador. Ou seja já se passaram mais de dois meses desde o início da pré-época e ainda tudo está por fazer.
   Não culpo por isso Manuel Machado por tudo o que têm acontecido no Vitória, aliás em várias situações Manuel Machado teve até culpas muito limitadas. É certo que ele era parte do problema, mas não era ele o problema, ele era até provavelmente a parte menor do problema que o Vitória está a viver. Não podemos esquecer que na final da Supertaça Manuel Machado convocou Edgar e depois a última da hora não o pode utilizar. Assim como não o pôde utilizá-lo na primeira mão da Liga Europa, ou na primeira jornada do campeonato. Também não nos podemos esquecer que Manuel Machado começou a pré-época a apostar claramente no Rui Miguel, que depois foi vendido a apenas algumas horas do jogo com o Midtjyland. Não é fácil para um treinador trabalhar quando a todo o momento a direcção lhe dificulta o trabalho. Imagino como se deverá ter sentido Manuel Machado quando a poucas horas de jogos tão importantes como o do Midtjyland ou a final da Supertaça se viu impedido de utilizar jogadores em que tinha apostado durante toda a pré-época. Por isso digo que embora ele fosse parte do problema não era o problema em si. O problema que vive o Vitória é muito mais grave e complexo do que simplesmente o seu treinador. Não acredito por isso que agora as coisas fiquem bem, vai haver um pouco de expectativa, vão-se acalmar os ânimos, mas daqui a algum tempo tudo estará igual, pois o verdadeiro problema permanece no Vitória. Esse problema chama-se Emilio Macedo da Silva.
   Emilio Macedo e a sua direcção é que são o verdadeiro problema do Vitória, enquanto eles lá estiverem continuaremos a ver jogadores fugir para outros clubes, continuaremos a não saber como foram realmente os negócios feitos pelo Vitória, continuarão a existir abordagens amadoras e sem ambição em jogos decisivos, continuará o Benfica a utilizar as instalações do Vitória como um complexo de treinos e assim sucessivamente. Eles sim deveriam pedir a demissão e deveriam deixar o Vitória crescer e tornar-se no clube que todos sonhamos.
   Digo por isso que fico na expectativa de ver Emilio Macedo tomar uma iniciativa tão digna como a que Manuel Machado tomou, fico a espera de o ver apresentar a demissão.

Sem comentários: