quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Sem Palavras


   A carta aberta de Pinto Brasil a Emilio Macedo e a resposta de Emilio Maceo à referida carta é um episódio que me deixa completamente sem palavras. Emilio Macedo disse em resposta á carta de Pinto Brasil que, Pinto Brasil, envergonhava a família vitoriana, na verdade os dois envergonham os vitorianos. É por causa de situações como esta que, muitas vezes, o nosso clube é ainda conhecido como o Guimarães ou como um clube menor. São estas situações que criam o desrespeito pelo clube, são estas situações que lhe retiram a credibilidade. Infelizmente para todos nós, cada vez que estes senhores aparecem em cena o Vitória sai prejudicado e a nossa imagem é a de um clube pequeno.
   Há contudo pontos a reter quer nas declarações de Pinto Brasil, quer nas declarações de Emilio Macedo. O que acho que seria de evitar, a todo o custo, era a forma como os dois vieram para a praça pública. Primeiro acho inacreditável a forma como foi feita a carta de Pinto Brasil, parece que em mais de um ano e meio, desde as últimas eleições não aprendeu nada. Até tem razão em algumas das coisas que diz, o mal está na forma como as diz. Depois é igualmente inacreditável ver o presidente do Vitória utilizar meios de comunicação social, nacionais, para responder a um associado do Vitória, mais, é inaceitável ouvir o presidente do nosso clube criticar abertamente um associado. A um presidente pede-se no mínimo, mais categoria, mais classe e mais nível, o que habitualmente se chama de saber estar. Algo que uma vez mais Emilio Macedo demonstrou não saber.
   Quanto ao muito que foi dito acho que é importante reter muito pouca coisa, mas o pouco que me parece importante, parece-me igualmente muito grave. Pinto Brasil acusa Emilio Macedo de não ter aceite o patrocínio da equipa de Volley por este ser, tal como na época anterior, Pinto Brasil SGPS. Diz Pinto Brasil que o seu plano de patrocínio era para três épocas e que ninguém o contactou no início desta época com vista a renovação do patrocínio. Apenas compreenderia isto caso o Vitória tivesse conseguido angariar um patrocínio mais elevado. Mas mesmo assim julgo que, deveria ser feito um contacto com Pinto Brasil, no sentido de entender se haveria da sua parte interesse em patrocinar de uma qualquer outra forma o clube. Isso sim teria sido o procedimento correcto. Mas acredito que nem uma coisa nem outra tenha sido feita, nem o Vitória têm um patrocinio mais elevado para a equipa de Volley nem Pinto Brasil foi contactado. Importa por isso entender o porquê desta atitude do Vitória, se tinha ali um patrocinio certo porque não foi buscá-lo? Isso é algo muito grave, é uma gestão negligente e que Emilio Macedo terá que explicar aos associados. Por outro lado temos também as declarações de Emilio Macedo, que me parecem acertadas apenas num único ponto, que é questionar a forma como Pinto Brasil levantou a situação. Diz Emilio Macedo que na última assembleia geral Pinto Brasil ficou sentado e nada disse sobre a situação. Ai sou obrigado a concordar com Emilio Macedo, o local próprio para se debater toda esta situação era a assembleia geral. Pois este é um assunto que apenas diz respeito á família vitoriana e que em nada favorece o clube vindo para a praça pública.
   Começo agora a entender o porquê de, por diversas vezes, Emilio Macedo ter colocado em causa a continuidade do Volley do Vitória. Afinal só lhe têm arranjado problemas e preocupações. O problema aqui é que o Vitória não é Emilio Macedo e se ele se sentir muito incomodado com o Volley paciência. Pois o Volley dá-nos titulos, dá-nos prestígio e têm muito boas médias de assistência, sinal claro de que é um desporto que agrada bastante aos vitorianos. Por isso quem está mal....
   Toda esta situação faz-me ainda lembrar uma outra situação, que curiosamente está também ligada ao Volley e a última assembleia geral. Recordo-me que na última assembleia geral Miguel Salazar questionou Emilio Macedo sobre um episódio peculiar ocorrido com a equipa de Volley. Em resposta a sua questão Miguel Salazar apenas obteve uma incompreensível indignação de Emilio Macedo e a ameaça de instauração de um processo jurídico. Mas perante as provas apresentadas por Miguel Salazar e perante as testemunhas, que o mesmo apresentou, alguém se lembra de ter voltado a ouvir Emilio Macedo falar do assunto? Pois muita indignação, estava muito ofendido mas na verdade nada fez, sinal que Miguel Salazar, como sempre acreditei, tinha razão. Agora com Pinto Brasil é a mesma situação, muita indignação muito barulho mas na verdade está a fugir a questão mais importante, é ou não verdade o que Pinto Brasil diz sobre o patrocinio.
   Demasiadas situações para uma modalidade que Emilio Macedo considera mais pequena e que, por diversas vezes, pôs já em questão. A mim parece-me é que são demasiadas as vezes em que Emilio Macedo se faz de muito ofendido sem provar nada, tentando sempre fugir as situações. Já vai sendo hora de Emilio Macedo começar a mostrar provas do que diz, porque na sua palavra já há muito que não acreditámos.
  


Sem comentários: