sábado, 27 de agosto de 2011

Triste


   Foi triste, muito triste o espectáculo protagonizado pelo Vitória ontem. Tudo começou mal e por incrível que possa parecer aos 58 segundos estávamos já eliminados. É certo que a grande penalidade, marcada, não existiu, mas mais uma vez, num grande jogo em que era necessário estar ao melhor nível, ainda não tinham decorrido cinco minutos e já o Vitória estava a perder. Depois da final da taça e depois da supertaça voltamos a entrar a perder. Algo que se começa a transformar numa triste sina, principalmente nos grnades jogos. Assim é muito complicado conseguir ter sucesso e fazer os vitorianos acreditar que é possível ultrapassar os grandes momentos. Mais uma vez falhámos e falhámos todos, equipa, treinador e vitorianos. Foi uma noite negra em que todos falhámos. A equipa foi incapaz de jogar futebol, limitou-se a ver o Atlético jogar. O treinador voltou a apostar, na minha opinião, numa equipa demasiado defensiva. Nós vitorianos falhámos, porque é triste ver apenas 10000 pessoas num jogo com esta importância. É nas horas difíceis que se vê a força das pessoas e das instituições. Desta vez a imagem que nós vitorianos transmitimos foi uma imagem de total descrença. Uma imagem de quem desiste ainda antes da batalha começar.
   Quanto ao jogo acho que há mito pouco a reter da noite de ontem. Primeiro uma nota de destaque para o regresso de Edgar. Depois de ter sido colocado no mercado voltou e até foi dos menos maus na noite de ontem. Em segundo lugar apraz-me realçar a exibição do Nilson, para mim o único que esteve a grande nível no jogo de ontem. Mais uma vez se há um jogador que não merecia ter perdido, muito menos por 0-4, é Nilson. Sofreu quatro golos e foi claramente o melhor jogador do Vitória, o que demonstra bem o que foi o desnorte da equipa. De referir ainda os erros que Manuel Machado cometeu. Quanto a mim não foram muitos mas foram os suficientes para se entender que tinha demasiado medo do Atlético de Madrid para os conseguir eliminar. Entrou em campo com uma equipa demasiado defensiva, tinha três médios defensivos, Leonel Olimpio, João Alves e Pedro Mendes. Deveria ter colocado Toscano no lugar de João Alves e assim criar uma equipa com maior poder ofensivo, que permitisse ir em busca dos golos que faltavam. Depois na minha opinião falhou também porque colocou Faozi no onze e deixou Targino no banco. Como é sabido Faozi está num mau momento e está a fazer o Ramadão, dois motivos que deveriam fazer Machado apostar em Tagino que está em melhor forma. Por fim acho que este Atlético de Madrid não é superior ao Vitória, pelo menos neste momento, acredito que depois da entrada de Falcão e Diego esta equipa será muito mais forte. Mas certamente esta não é uma equipa para ganhar por quatro em Guimarães, muito menos para passar uma eliminatória com um total de 6-0. Isto apenas foi possível devido aos inumeros erros cometidos pelo Vitória.
   Para mim mais do que todos os factores que inumerei há um factor determinante que nos levou até este triste desfecho, a má direcção que o Vitória têm. Emilio Macedo e seus pares são, para mim, os grandes responsáveis deste desastre europeu. Tudo começou com a forma amadora como, desde início, abordaram a eliminatória. Primeiro planearam muito mal a deslocação a Madrid, não cabe na cabeça de ninguém nos dias de hoje levar uma equipa profissional de Guimarães a Madrid de autocarro. Depois também não têm lógica privar a equipa do seu único ponta de lança, no jogo da primeira mão, só porque o queriam vender. Mas quando pensávamos que os erros iriam ficar pela primeira mão, estávamos enganados afinal na segunda mão não foi diferente. Não foram capazes de criar um ambiente especial em torno do jogo, nem uma simples coreografia de incentivo á equipa foram capazes de organizar. Na altura em que era necessário os adeptos criarem uma atmosfera intimidante, resolveram pôr o sistema de som mais alto, abafando os adeptos e obrigando toda a gente a ouvir um filme sobre a eliminatória de há vinte e cinco anos. A ideia não é má, mas a altura em que passaram o filme é que foi péssima. O filme deveria ter sido colocado na altura em que os jogadores recolheram ao balneário depois do aquecimento, para motivar os vitorianos e para que quando as equipas entrassem todos estivessem a puxar pelo Vitória. Por fim o erro que mais me revoltou na noite de ontem foi a apresentação de Nuno Assis. Não me parece que um jogo da liga europa seja o local para apresentar jogadores. Muito sinceramente pareceu-me mais que Emilio Macedo estava mais a tentar deitar areia para os olhos dos vitorianos. Tentando através desta apresentação iludir toda a gente e fazer esquecer o que se estava a passar e minimizando igualmente todos os erros cometidos.
   Depois desta noite trágica, para o orgulho vitoriano, espero que a noite de ontem não sirva de desculpa para um resultado menos conseguido no domingo frente ao Beira-Mar. Porque eu enquanto vitoriano não aceito que digam que os jogadores estão cansados de levar 0-4.


Sem comentários: