terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ridículo


   Começa a ser gritante a falta de ambição e o medo excessvivo evidenciado por Manuel Machado. Gosto de ver um Vitória que joga de forma destemida, que joga ao ataque e só pensa na vitória em todos os jogos. Esse é o meu Vitória, não temos medo de perder temos, isso sim, muito medo de jogar mal e de ser-mos uma equipa sem chama sem qualidade e sem brilho. Infelizmente isso tem sido aquilo em que o Vitória se tem transformado, uma equipa extremamente defensiva, sempre encolhida no campo, com um pânico constante de sofrer golos.
   Um grande clube joga sempre para ganhar, não joga com medo nem retraído. Por vezes perfiro ver o Vitória perder, mas sentir que tentou ganhar, que procurou a vitória, que não teve sorte mas merecia ganhar. Do que empater e ver que nos limitamos a jogar para não perder. Essa mentalidade, que parece estar a instalar-se de uma forma perigosa no Vitória, é que tem afastado os adeptos do estádio e tem levado a que progressivamente o Vitória seja menos temido pelos adversários. Ainda me lembro do tempo em que qualquer equipa ficava muito feliz por conseguir empatar em Guimarães, pois isso era já um feito que não estava ao alcancce de todos. Mas hoje em dia as coisas já não são bem assim, qualquer equipa entra em Guimarães a querer ganhar, porque acreditam que isso é possível. Isso só aconteceu devido a jogos como o da Naval o ano passado que perdemos, quando estavamos a ganhar por 1-0 e a jogar contra 10. Claro que depois de jogos assim todos acreditam que jogar em Guimarães não é assim tão temível.
   Neste início de época temos já vários indícios de que as coisas não vão melhorar. Se não basta recordar-mos a equipa que Manuel Machado apresentou na Dinamarca, sem ponta de lança e com um meio campo de contenção. Ou ainda neste último jogo em casa, com o Marítimo, em que estando o jogo empatado Manuel Machado tinha em campo três trincos. Mas afinal não era um amigável? Manuel Machado estava com medo de quê, de perder em casa contra o todo poderoso Marítimo? Não entendo, especialmente em casa, qualquer resultado que não seja a vitória é mau e devemos atacar para procurar a vitória e não defender com medo de perder. Até porque normalmente quem tem medo e esta constantemente a defender acaba por perder muito mais vezes. Sou por isso apologista da filosofia de Quinito pôr a carne toda no assador, jogar bonito, porque quem joga bonito tem de ter maior posse de bola e por isso têm maior probabilidade de ganhar.
   Acho por isso absolutamente inaceitáveis e ofensivas as declarações de Manuel Machado sobre o Midtjyllan. Não compreendo como pode utilizar argumentos tão ridículos como: têm jogadores de dois milhões; têm mais apuramentos para as competições europeias do que o Vitória nos ultimos dez anos, ou ainda, no ranking mundial estão quarenta e tal lugares acima do Vitória. Não, não posso aceitar estas declarações, por vários motivos. Primeiro porque demonstram que a alguns dias de distância do jogo Manuel Machado já esta cheio de medo do adversário. Segundo porque me pareceram declarações a preparar os vitorianos para a eventualidade de não passar a eliminatória. Terceiro porque se tememos um clube como o Midtjylland como poderemos depois enfrentar outros adversários nas competições europeias? Quarto porque se o descurso é este de que o Midtjylland esta quarenta e tal lugares nos rankings acima do Vitória, o que dizer do adversário do próximo domingo? E nós queremos ganhar os dois jogos. Mas ganhar porque jogamos para isso não porque fomos a penalties ou porque tivemos sorte. Quinto e último motivo dizer que o Midtjylland é melhor que o Vitória. Isso não lhe admito, enquanto vitoriano sinto-me ofendido com estas declarações e não vejo neste treinador capacidade para estar no Vitória.
   Na verdade acho que já todos entendemos Manuel Machado não é nem um treinador á Vitória nem um treinador para o Vitória. É bom que vejam isso a tempo e que emendem a situação enquanto há tempo. Porque depois esta política do medo, da incompetência e de sermos sempre os coitadinhos pode danificar irreversívelmente o Vitória.
 CHEGA QUEREMOS UM VITÓRIA Á VITÓRIA!
  

Sem comentários: