quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O estrano caso de Edgar


   Como já escrevi anteriormente não consigo compreender o caso do Edgar. É demasiado absurdo para que tenha uma compreensão lógica. Eu que nunca fui grande fã do Edgar reconheço que, já nos fez imensa falta esta época e a sua inclusão na equipa, nesta altura, poderá já ser irremediavelmente tardia.
   Não compreendo como foi possível colocar este jogador no mercado, sabendo que era de extrema importância na estratégia de Manuel Machado. Foi o melhor marcador da última época, foi um dos jogadores mais utilizados e é um jogador que agrada a Manuel Machado. Tudo isto devería ser suficiente para que o caso tivésse sido tratado com mais cuidado. Depois há ainda a questão do timing que é algo que também não consigo compreender. Edgar fez toda a pré-época com a equipa e jogou com o Midtjyland, tendo até sido determinante no lance do segundo golo, que deu o apuramento ao Vitória. Mas misteriosamente foi colocado no mercado e encostado. Numa altura em que tínhamos jogos tão importantes como a Supertaça ou a primeira mão do play-off com o Atlético de Madrid. Jogos em que Edgar não foi nem sequer para o banco. Mas o mais grave é que tudo isto se sucedeu sem que houvesse uma alternativa clara, tendo o Vitória nos dois jogos ficado sem ponta de lança. A juntar a toda esta situação veio ainda Manuel Machado dizer que, não convocava Edgar porque já era do conhecimento público que o jogador tinha sido colocado no mercado. Por entre todos estes acontecimentos e o avançar do calendário iam chegando ecos de que havia proposta do Orduspor da Turquia e do Terek da Russia. A verdade é que nunca se viu nada de concreto sobre as referidas propostas e Edgar ia ficando por Guimarães. Agora surpreendentemente surge a notícia de que Edgar poderá ser o reforço que faltava. Mas afinal o que é isto? Estão a brincar? Primeiro o jogador é posto á venda e não joga em jogos determinantes, depois já fica na equipa. Imagine-se como deve estar a cabeça do Edgar. Certamente não estará na melhor condição para entrar agora na equipa, primeiro é considerado transferível e depois é considerado reforço. Ninguém consegue perceber o que se passa. Mas a verdade é que tudo isto é uma tremenda prova de amadorismo e que prejudicou o Vitória de uma forma bem vincada. A Supertaça já se foi e a Liga Europa, embora eu acredite que vamos passar, está bastante complicada.
   Não sei o que estava pensado para o Edgar, nem sei se nos próximos dias não vamos ouvir Emilio Macedo dizer que um qualquer vigarista falhou e por isso não se vendeu o Edgar. Sei ainda menos qual o impacto que todo este processo pode ter no jogador e no resto da época do Vitória, mas sei que prejudicou gravemente quer um quer outro.
   São atitudes como esta e é este tipo de gestão que prejudicam o Vitória de uma forma inacreditável, já não é fácil ter sucesso mas assim fica bem mais complicado.

Sem comentários: