terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nuno Assis


   Nunca fui grande fâ do Nuno Assis, sempre reconheci que é um jogador muito bom e que já foi muito importante para o Vitória. Mas a verdade é que mesmo sendo um bom jogador nunca me fascinou, sempre achei que até era uma mais valia para a equipa, mas nunca achei que seria determinante o seu regresso. Se calhar a forma como vejo o Nuno Assis deve-se a uma imagem que nunca esquecerei, quando foi transferido do Vitória para o Benfica, quis o destino que o seu primeiro jogo pelo Benfica fosse em Guimarães. Tinha passado apenas uma semana desde que tinha saído do Vitória, clube onde tinha estado várias épocas e quis também o destino que nesse jogo Nuno Assis fizesse um golo. Tudo normal até aqui nada de mais. Só que Nuno Assis cuspiu no prato onde comeu e festejou aquele golo como se estivesse na final de um mundial. Confesso já não era seu fâ e depois daquele episódio percebi porque, afinal é um jogador bom, mas sem caracter, sem respeito, sem humildade, é apenas mais um. Podia e deveria ter mostrado respeito pelo Vitória naquela situação, não festejando o golo. Mas veio ao de cima a sua falta de categoria, paciência há quem a tenha e há quem não a tenha.
   É por isso que não estou muito entusiasmado com o seu eventual regreso, se vier é bom se não vier paciência. Reconheço que desportivamente é um bom reforço, têm qualidade, experiência e é sem dúvida uma mais valia para a equipa. Agora por favor não comparem o sseu regresso ao regresso do Pedro Mendes isso sim é um insulto. Pois o Pedro Mendes é um verdadeiro vitoriano, daqeles que faz sempre falta e é sempre bem vindo. O Pedro Mendes é um grande vitoriano e um grande jogador o Nuno Assis é um bom jogador mas não é vitoriano. Não comparem por favor o regresso de um com o regresso do outro.
   Espero também que se vier o Nuno Assis não seja para encostar o Barrientos. Porque se for para isso e se o Barrientos não poder jogar para jogar o Nuno Assis então ele que não venha. É que se tiver que escolher entre o Nuno Assis e o Barrientos eu escolho claramente o Barrientos. Por vários motivos, se não vejamos: 
 A favor do Barrientos
  - Mais Jovem
 - Melhores prespectivas de Futuro
 - Possibilidade de Futuro Encaixe Financeiro
 - Físico
 - Garra e Paixão pelo Jogo

A favor do Nuno Assis
 - Experiência
 - Mediatismo

   A nível técnico e de qualidade de jogo parece-me que estão equilibrados, acredito até que futuramente o Barrientos possa ser melhor do que o Nuno Assis.
   É por isso que embora reconheça que o Nuno Assis seria uma mais valia me é quase indiferente o seu regresso, sendo que acho que o Vitória não deverá realizar nenhum esforço para o garantir. O Vitória deverá apresentar as condições que puder, se ele aceitar muito bem se não aceitar paciência.

3 comentários:

luis cirilo disse...

Subscrevo inteiramente

luis cirilo disse...

E com uma achega adicional:Ñão sei até que ponto a sua vinda não irá destabilizar um plantel já de si pouco estável

Sonho Vitoriano!!! disse...

É uma boa questão, realmente a vinda do Nuno Assis poderá ser um factor de destabilização. Seria necessário gerir muito bem todo o processo, para que a sua entrada no plantel não fosse contorbada. Mas infelizmente todos sabemos que boa gestão é coisa que não se têm visto no Vitória há já uns bons anos.