sábado, 16 de julho de 2011

Apresentação



   Esta oficialmente apresentada à equipa 2011/2012. Em relação à crimónia de ontem apenas me ficarei por alguns breves comentários, pois julgo que de toda a festa há apenas algumas coisas a reter.
   Em primeiro lugar falarei do Pedro Mendes. Finalmente está consumada a sua contratação e já começámos a sentir os seus efeitos. Hoje ao ver nos notíciarios a reportagem da apresentação do Vitória, vemos que, em toda a imprensa, ecrita e televisiva, tem mais destaque a contratação do Pedro Mendes do que a própria apresentação do plantel. Depois foi visível a adoração que os sócios tem por este jogador, ovacionado, de pé, por todo o estádio durante largos minutos. Percebeu-se que ele devolveu aos adeptos a crença na equipa. Por fim, quanto a este tema, gostaria ainda de deixar uma pequena nota sobre a ideia de tocar "A minha alegre casinha" quando Pedro Mendes entrou. Uma ideia muito boa, pois esta é a alegre casinha de Pedro Mendes e de todos nós, que gostamos de ver os filhos da casa regressarem.
   Outro dos aspectos que me apraz realçar é a, justa, homenagem a Flavio Meireles, um eterno capitão. Concordo plenamente com a realização desta homenagem, apenas acho que foi demasiado pequena para uma capitão que durante tantos anos lutou a nosso lado. Penso que seria mais justo realizar-se um jogo de despedida. Onde Flavio Meireles pudesse ter de um lado o Vitória e do outro lado uma equipa realizada por amigos do Flávio. Essa sim seria uma verdadeira homenagem para aquele que foi um verdadeiro capitão.
   A nota final, são na verdade duas notas. Duas notas que foram o aspecto mais preocupante de toda a noite. Torna-se cada vez mais evidente a lacuna que o Vitória tem no ataque. Começa mesmo a ser gritante, tanto tempo já passou e nada se resolveu. Esta é provavelmente a falha que estará identificada à mais tempo e ainda não está resolvida. É cada vez mais evidente que o Edgar não é um ponta de lança à altura do Vitória, pelo menos para ser titular. Urge por isso a contratação de um ponta de lança, um verdadeiro matador. Porque já se entendeu que a equipa é boa, leva bem a bola joga bem, cria as oportunidades mas depois quando chega lá a frente falta a finalização. O que depois claro complica tudo o resto e repercute-se no resultado final. Para resolver esta situação todos esperavamos que fosse contratado um avançado. Mas pelos vistos parece que a solução foi encontrada dentro de portas. Uma vez que, ao que parece, somos incapazes de encontrar uma solução no mercado. Ontem o William já foi apresentado. Será que agora já agrada? Ou será que à falta de outra solução.... Na verdade não sabemos, sabemos isso sim que se é no William que vão apostar então deixem-no jogar. Dêem-lhe minutos e deixem-no criar rotinas com a equipa, para que depois não digam que afinal não serve.
   Acreditando que estará agora praticamente fechado o plantel, posso dizer que, esta equipa me dá alguma confiança. Permite-me olhar confiante para a próxima época e acreditar em bons resultados. Agora apenas temos que encontrar um bom ponta de lança e temos equipa.

2 comentários:

luis cirilo disse...

Estou de acordo com a análise que fez ao regresso de Pedro Mendes, á despedida de Flávio (tinha sido de facto boa ideia um jogo de homenagem) e á carência de um goleador.
Que não é nova.
Penso que até Edgar podia render mais sem a pressão de ser o unico(?)ponta de lança da equipa face á "verdura" de Fortes e ás incertezas sobre o estado fisico de William.
A verdade é que para a semana,até ao dia 20, tem de seguir a lista para a Uefa e ponta de lança nem vê-lo.
Vamos aguardar na certeza de que com um goleador temos equipa para disputar o acesso á Champions.

Sonho Vitoriano!!! disse...

Com um bom goleador julgo que poderíamos até aspirar a algo mais. Quem sabe a conquista de um troféu? Mas claro que para isso seria necessário um pouco mais do que um bom goleador, seria necessária uma boa organização, muita ambição e muita disciplina.
Quanto a lista que temos que entregar no próximo dia 20 concordo que começa de facto a ser uma preocupação, pois cada vez temos menos tempo e as coisas não vão ficando mais claras...