sexta-feira, 22 de julho de 2011

Património



   O património é uma das maiores riquezas que o Vitória têm. Sempre tivemos orgulho no nosso património, fomos pioneiros na construção de um complexo desportivo, sempre tivemos um dos melhores estádios de Portugal e temos um dos melhores pavilhões do país. Sem dúvida temos um património invejável, um património que dá a todos os nossos atletas óptimas condições.
   Escrevo por isso este post, pois se é o património uma das nossas maiores grandezas acredito que o deveríamos conservar melhor.Digo isto porque me vai preocupando a forma como se tem negligenciado o nosso estádio. Já todos presenciamos num jogo ou noutro o estado em que se encontram os w.c. . Muitas vezes não têm luz, nem papel higiénico e têm a água desligada. Algo que é a todos os níveis inaceitável. Mas isso é apenas um pequeno exemplo e que felizmente é facilmente solucionável. O que acho que é ja mais preocupante é ver as condições em que se encontram as bancadas. Na entrada 9,bancada nascente, é possível ver dois painéis enormes, que estão partidos ha já alguns meses, no interior da bancada encontram-se em alguns locais buracos que permitem ver desde o topo da bancada até ao ponto mais baixo. Já para não falar no péssimo estado em que se encontram as cadeiras da bancada, que estão permanentemente sujas. Algo que não posso compreender, pois se estamos agora numa fase de venda e renovação de lugares anuais, como podemos vender algo que tem mau aspecto e que está completamente sujo? No mínimo acho que pelo menos nesta altura se deveria mandar limpar as cadeiras, seria o mínimo bom senso, vender algo que não sendo novo estaría pelo menos em boas condições e apresentável. Isto na bancada nascente, que é a que melhor conheço pois tenho lá a minha cadeira. Depois reparei, durante os jogos de apresentação que a bancada central não está em melhor estado. As cadeiras estão iguais se não em pior estado, o sistema de som tem várias falhas e há também situações que necessitavam de ser revistas nas entradas e nos w.c. . Depois temos por fim uma situação que foi a que mais me alarmou pois foi a que demonstrou que realmente existe desleixo com o património do clube, a situação da publicidade. Havia inumeros painéis publicitários de patrocinadores que já não patrocinam o Vitória. Sendo que nos bancos de suplentes era ainda bem visível a anterior publicidade, que em vez de ser removida com diluente, foi simplesmente descolado o vinil e colado um novo vinil por cima.
   Sei que todos estes pormenores são secundários e se calhar pouca gente repara neles, mas a mim preocupam-me. Preocupam-me porque por agora são pequenas questões, fáceis de serem resolvidas. Mas isso é se algo for feito agora. Porque se nada for feito a deterioração será mais rápida e acentuada. Compreendo que o dinheiro não abunda e que provavelmente haverá coisas mais urgentes onde investir, mas a verdade é que aquilo que hoje se pode resolver de uma forma relativamente barata, amanhã poderá, com o agravar da situação, ser já bastante caro. Pelo que defendo que se deveria ir preservando o património que temos, para se poder evitar avultados gastos no futuro. Defendo a manutenção em vez da reconstrução. Gasta-se pouco hoje para se evitar gastar muito amanhã.
   Não consigo compreender como podem as coisas ir ficando neste estado sem que ninguém faça nada. Recordo-me de uma carismática figura, que antigamente zelava pelo estádio o Sr. Cunha, que era o director do campo. Se  não me engano o único "director" que acompanhou Pimenta Machado durante todo o seu mandato. Este director tinha a missão de olhar pelo estádio e de evitar que estas situações acontecessem. O que demonstrava que existia á data uma grande preocupação com a preservação do património. Hoje em dia temos inegavelmente mais funcionários no clube do que tinhamos nessa altura, será que ningém pode cumprir a função do antigo director Cunha? É que zelar por todo o património, e aqui já não falo só do estádio, é algo essencial. Na minha opinião deveriamos ter um funcionário que tivesse como missão única zelar pelo património. Alguém que tivesse acesso ilimitado a todas as áreas do estádio, pavilhão, complexo e píscinas. Tendo como objectivo realizar relatórios sobre as condições em que se encontravam as coisas e alertando para o que necessitasse de manutenção. Acompanhando depois esses mesmos trabalhos de manutenção e garantindo que tudo estaria sempre exemplar.
   Pode parecer que esta é uma questão ridícula, mas na verdade é apenas uma preocupação com um dos maiores bens que o Vitória possui o seu património.

Sem comentários: