segunda-feira, 25 de julho de 2011

Balanço


   É certo que estamos ainda na pré-época, uma altura propícia a testes e experiências. Mas começa a ser de mais outro resultado negativo. Começam a ser demasiados resultados maus e o preocupante é que a equipa nem é má. O Vitória até joga bem, tendo em conta a fase da época em que nos encontramos. Temos sido, sem excepção, superiores aos nossos adversários. Jogámos melhor, circulamos melhor a bola, temos mais oportunidades de golo, maior posse de bola, mas depois faltanos a finalização. Este é um problema que já há muito esta identificado, de que já se falou bastante, só que tarda em ser resolvido.
   Tudo começou com a derrota em casa frente ao Rio Ave, depois piorou, na vergonhosa derrota, com o Desportivo das Aves, seguiu-se o jogo com a Académica e mais um resultado decepcionante, agora uma humilhante derrota com o Santa Clara. Mas afinal não há evolução? Será que a pré-época não serve para ir melhorando os processos de jogo e os resultados? É que infelizmente o Vitória tem feito o oposto. Até nem começamos muito mal ganhamos bem os primeiros jogos e com muitos golos. Só que agora não há golos. Porquê? É fácil saber porquê. Porque temos claramente falta de um matador, um finalizador que seja capaz de transformar as oportunidades que criamos em golos. Já todos entendemos isso, as reportagens feitas pelos jornais desportivos nacionais apontam no mesmo sentido, mas não há forma de resolvermos o problema. Ainda hoje o jornal A Bola dizia, sobre o jogo de ontem com a Académica, que o Vitória foi superior em todos os aspectos, só não conseguiu concretizar a sua superioridade em golos.
   É tempo de resolverem esta falha grave na equipa, é tempo de se contratar um bom ponta de lança, é tempo de resolver a maior lacuna, por todos identificada, desta pré-época a fraca finalização. É bom que o façam a tempo, enquanto não aparece um qualquer lunático a dizer que a culpa de tudo isto é do Pedro Mendes. Porque antes de ele chegar ganhámos todos os jogos de preparação e depois de ele chegar não ganhamos nenhum. Pois isso seria uma enorme injustiça, não seria verdade e iría causar uma pressão totalmente desnecessária na equipa.
   Agora que a pré-época terminou, pois o próximo jogo já é oficial, é tempo de vermos quais os aspectos mais positivos e mais negativos. Como mais positivo gostaria de destacar, felizmente alguns. Primeiro os reforços. Parece-me que acertámos em cheio em alguns casos, são mesmo reforços e trazem um aumento de qualidade ao plantel. Como por exemplo o El Adoua o jogador que mais me surpreendeu. Um bom central, que pode também ser um bom trinco. Parece ser forte fisicamente, bom no jogo aéreo, boa qualidade de passe, bom sentido posicional e bom a lançar jogadas de ataque e a recuperar bolas. Acredito que seja mesmo um reforço de bom nível. Depois temos ainda, neste capítulo dos reforços, casos como o Pedro Mendes, um valor seguro, o Dinis, óptima aposta de futuro, o Barrientos, só lhe falta adaptar-se porque qualidade têm e o Leonel Olímpio um jogador seguro. Todos estes me parecem ser claramente mais valías para a equipa. Para além dos reforços há também que realçar o bom entrosamento que se vai criando entre os jogadores, a qualidade de jogo que têm sido superior á dos modestos adversários que tivémos e a quantidade de soluções existentes para quase todos os lugares. Em quase todas as posições temos pelo menos dois jogadores de bom nível.
   Quanto aos aspectos negativos apenas acho que seja digno de regísto o problema da finalização. Algo que já deveria estar resolvido nesta altura. Deveriamos já ter um ponta de lança que nos desse garantias.
   Agora que já vamos iníciar a nova época oficialmente apenas temos de acreditar que este problema será rapidamente resolvido e que isso será já visível na próxima quinta-feira na Dinamarca.

Sem comentários: