quinta-feira, 28 de julho de 2011

Que equipa é esta



   Foi com um misto de surpresa e tristeza que vi esta reportagem na Rtp. Uma reportagem normal sobre a partida do Vitória para a Dinamarca. Até ai nada de surpreendente, tudo normal. Mas logo com o início da reportagem começou o meu desagrado. Não é que nem numa reotagem europeia a Rtp se digna a chamar ao Vitória, Vitória. Mesmo quando vamos jogar fora do país este incompetêntes continuam a chamar-nos Guimarães, lamentável. Algo que infelizmente já esperava mas que não deixa de me entristecer, é que sempre pensei, que pelo menos numa situação destas, houvesse um pouquinho mais de respeito e nos chamassem Vitória. Mas na verdade este foi apenas o factor que me entristeceu e nem é o mais grave, pois há outro muito pior e que esse sim é gravíssimo.
   O segundo ponto aquele que acho ser o pior esta relacionado cons os equipamentos do Vitória. Confesso que tive que ver a reportagem mais do que uma vez, é que nem podia acreditar. Mas afinal num jogo europeu a comitíva do Vitória não vai identificada? Como é isso possível? Como se pode ver na imagem que ilustra este post, não há qualquer alusão ao Vitória na roupa dos jogadores. Nem na frente dos pólos, nem nas mangas, nem nas costas. Quando vemos o que traziam vestido por cima dos pólos a mesma coisa nem uma única alusão ao clube. Inacreditável.
   Mas não basta já a fraquíssima qualidade do material Lacatoni? Agora nem equipamentos para estágio ou viagem, para jogadores, essa marca de 2º categoria dá ao Vitória? Custa-me ver como descemos baixo, como estamos entregues a um amadorismo assustador. Parecemos um qualquer clube de 5ª categoria que está todo contente por ir dar um passeio á Dinamarca. Há que ter brio, respeito pelo clube e pela sua história e acima de tudo profissionalismo. É gritante ver como as coisas são ainda feitas no Vitória. Mas o que mais me custa é pensar nas imagens que vi o ano passado de todas, sim todas sem excepção, as equipas portuguesas nas competições europeias. Pelo menos as que chegaram á fase de grupos, que é o patamar desejado pelo Vitória. Todas elas apareciam neste tipo de reportagem não com pólos do clube, mas com fatos oficiais. É lamentável pensar o nível de amadorismo que isto representa. Tanto mais que vivemos numa sociedade onde a imagem é cada vez mais importante. Claro que se dermos exemplos destes depois não serêmos levados muito a sério.
   Infelizmente começo agora a compreender as palavras do Vice-Presidente Paulo Pereira, que disse no final da taça de Portugal que, o Vitória não estava ainda á altura de disputar aquele tipo de jogos. É verdade os adeptos estão mais do que á altura como sempre se viu, o clube também pois têm todas as condições para isso, optimas infra-estruturas e condições de trabalho invejáveis, o que me parece ser a única coisa que não está á altura de conquistar títulos são os exemplos vindos de cima. Esses exemplos, esse amadorismo e essa falta de paixão pelo Vitória é que nos vão adiando os títulos.
   Espero que este inacreditável erro seja emendado e que futuramente os jogadores do Vitória sempre que aparecem publicamente, sejam dignos representantes do Vitória.

Sem comentários: