quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mais um...


   Mais um candidáto à vaga de ponta de lança, mais um proveniente do campeonato argelino e mais um que dentro de pouco tempo entrará no ramadão. É hoje notíciado, pelo jornal A Bola, que Hilal Soudani é um dos alvos do Vitória para a vaga em aberto no ataque.
   Esta é uma notícia que não me agrada muito e curiosamente não por causa do jogador em si, que desconheço, mas sim por vários outros motivos. Este é mais um jogador proveniente do norte de África, região onde acredito haver grandes jogadores. Aliás todos se lembraram de alguns grandes jogadores provenientes destas origens, que jogaram no Vitória. Temos os casos do Ziad, do Benachour ou do Ghilas entre outros. Mas a verdade é que estes são jogadores que tem dois grandes problemas, primeiro por motívos religiosos cumprem o ramadão, ficando assim debelitados físicamente durante um período considerável. Segundo são jogadores que normalmente participam na Taça das Nações Africanas, o que os afasta também por um período considerável. Logo estes dois motivos levam-me sempre a ter algum receio de ver este tipo de jogadores no Vitória. Já para não falar na incoerência desta direcção, quando o Nilson se naturalizou para poder jogar pela selecção do Burkina Faso foi o fim do mundo. Criticou-se o jogador disse-se que este não era vitoriano que estava a prejudicar o clube e mais uma série de coisas. Tudo porque em Janeiro estaria na Taça das Nações Africanas e estes jogadores não vão lá estar também? Neste caso isso já não prejudica o clube?
   Mas estas são apenas algumas das questões que me fazem não gostar deste tipo de contratações, porque na verdade, há outras duas questões que me desagradam. Primeiro o facto de este ter sido considerado o melhor jogador do campeonato argelino. Mas afinal se este é o melhor porque iríamos nós buscar outro que não o melhor? Porque é que só queremos o melhor quando o outro falha? Mais um mistério que apenas esta direcção poderá compreender. Segundo, acho que despois da triste história do N´Djeng seria de evitar voltar aquele mercado específico. Afinal já se viu que por aqueles lados há gente muito pouco séria.
   Por fim há apenas uma última questão que me deixa apreensivo. Uma questão surge por causa de uma velha máxima do futebol, que um dia ouvi o Pedroto pai dizer, que é: " Um brasileiro é bom, dois aceitável três uma escola de samba...". Claro que no caso Pedroto queria dizer que o que na medida certa é bom, em excesso pode ser prejudicial. Ora lá esta como Ziad foi bom, Benachour foi bom e Ghilas foi bom. Mas um excesso de jogadores deste mercado já não o será, pois será uma quebra demasiado grande na época do ramadão e da Taça das Nações Africanas.
   Quanto ao jogador em si nada tenho a dizer pois desconheço-o completamente, acreditando até que possa ser um bom jogador. Veremos o que o futuro nos reserva.

Sem comentários: