sexta-feira, 29 de julho de 2011

Muito pouco



   Mesmo tendo em conta que este foi ainda o primeiro jogo oficial da época a exibição do Vitória foi muito fraquinha. Faltou chama, garra, ambição e determinação. Tal como previa o Midtjilland não é um adversário complicado. Esta aliás bem ao alcance do Vitória. Não se viu nada de especial desta equipa nórdica, nem o apoio do seu publico era grande coisa, têm um estádio de 12 mil lugares e estava cerca de meia casa. O Vitóri tinha todas as condições para ganhar o jogo. Salva-se pelo menos o menos mau não sofremos nenhum golo o que acaba por já não ser muito mau.
   Acredito que este jogo tinha mesmo que ser ganho, por vários motivos. Primeiro porque o nível do adversário só nos pode permitir ambicionar duas vitorias. Segundo porque pelo que se viu esta equipa será bem mais perigosa a jogar fora, podendo jogar só no contra-ataque, o que deixa antever um segundo jogo bem mais complicado. Terceiro porque agora acabaram os jogos a brincar, a partir deste momento todos os jogos contam. Por último porque seria muito importante ganhar esta primeira mão fora, de forma a conseguirmos encarar a segunda mão mais tranquilos. É que a diferença entre o jogo da segunda mão e a final da supertaça é muito curta. Seria por isso muito importante poder abordar o jogo da segunda mão com outra tranquilidade.
   Mas tudo me leva a crer que o objectivo de Manuel Machado era este, um empate e de preferência sem golos. O que para um clube como o Vitória é constrangedor. Não podemos entrar em campo com o objectivo de alcançar um empate, até porque na maioria das vezes quem joga para o empate acaba por perder. Mas a verdade é que a forma como Manuel Machado montou a equipa dava logo a entender que queria um empate e que depois se fosse possível num contra-ataque rápido procurava o golo, mas o fundamental era o empate. Isso entendeu-se logo desde o início, uma equipa sem ponta de lança e um meio campo de contenção. Concordo, como já disse noutras ocasiões, que o Edgar não é o matador que todos queriamos, mas é o único ponta de lança, por isso têm de jogar. E o mal do Vitória nem esteve ai, porque o Toscano até nem esteve mal. O mal esteve no meio campo. Era um meio campo sem ritmo, sem velocidade e que era mais de contenção do que de ataque. Acho que a titularidade do Pedro Mendes e do El Adoua são indíscutiveis, eles são na verdade dois jogadores acima da média. Que trazem á equipa muita classe e qualidade, e que devem por isso, na minha opinião, jogar. Só que o Pedro Mendes esta ainda sem ritmo, não pode ainda fazer um jogo completo e muito menos se pode pedir-lhe que renda já aquilo que poderá vir a render. O El Adoua, a contratação que mais me surpreendeu e que acho realmente ser muito bom jogador, era central quando chegou. Logo esta a adaptar-se a uma nova posição e bem, mas não imprime velocidade ao jogo. Logo estes dois jogadores são essenciais para a equipa só que precisam de alguém que possa dar ao jogo a velocidade que eles não dão. E esse alguém não é certamente o João Alves. O João Alves nesta fase parece que já têm uma época nas pernas, esta lento preso de movimentos, quase que se limita a arrastar pelo campo. Não podemos entrar num jogo destes com três médios sem velocidade, isso condena logo á partida uma estratégia ofensiva. Passámos desde logo a jogar numa estratégia de contenção. Sendo esse a meu ver o grande mal deste jogo e só por isso não ganhámos. Foram apenas dois erros cometidos por Manuel Machado, uma estratégia de contenção e a titularidade do João Alves, mas foram suficientes para não ganharmos a um adversário acessível. Espero muito sinceramente não ter que ver muitas vezes o João Alves a titular, especialmente se for para fazer jogos como o de hoje. Onde perdeu vários lances de ataque, voltou a rematar á João Alves, tão longe da baliza que é inaceitável para um jogador profissional, foi lento a recuperar e não acrescentou nada á equipa. O que começa a ser, infelizmente, cada vez mais frequente, as exibições do João Alves têm vindo a ser cada vez piores, espero que o Manuel Machado veja isso e o ponha no seu lugar que é no banco.
   Agora que a primeira etapa desta eliminatória esta concluida só nos resta ir ao estádio na próxima quinta-feira e apoiar a equipa rumo á próxima fase.

Sem comentários: