terça-feira, 12 de julho de 2011

Primeiras Impressões!


   Depois de dois jogos realizados nesta pré-época foi já possível tirar algumas conclusões sobre este novo Vitória, o Vitória 2011/2012. Embora nestes primeiros jogos não seja possível ficar com uma ideia, muito exacta, sobre o que será a equipa, deu para ver que há um claro acréscimo de qualidade em relação há última temporada. Vendo por sectores e de uma forma genaralizada, parece-me que na baliza não teremos problemas, pois os três guarda-redes são de bom nível. Sendo o Nilson, na minha opinião, actualmente o melhor guarda-redes a jogar em Portugal. Na defesa vejo uma clara melhoria, uma defesa mais sólida, mais segura e com mais e melhores opções. Convêm não esquecer que os adversários eram extremamente acessíveis e também por isso não houve grande trabalho para a defesa. No meio campo acredito que devem ser feitos alguns ajustes, pois há certas posições com excesso de jogadores e outras que poderiam ainda ser um pouco melhoradas. Por fim no ataque temos o fatídico problema do ponta de lança, uma lacuna que salta à vista. Mas de uma forma geral acredito que houve uma clara melhoria do plantel, havendo agora mais e melhores opções.
   Mas falando agora num plano mais individual, houve alguns jogadores que me surpreenderam bastante pela positiva e outros que me desiludiram um pouquinho Mas felizmente foram mais os que me agradaram do que os que me desagradaram. Comecemos então pelas surpresas agradáveis. Na defesa gostei bastante de ver o El Adoua, parece-me ser um bom central, forte, seguro, determinado, sem complicar e eficaz. Já no meio campo agradaram-me especialmente o Dinis que é um jogador da casa e ao qual prevejo um bom futuro. É certo no passe, tem bom posicionamento, é bom na recuperação e bastante interventivo no jogo. Gostei também do Siaka Bamba, embora nos dois jogos tenha jogado a defesa direito. Mas demonstrou boa leitura de jogo, espírito de equipa, alguma velocidade, sentido posicional e é certo a defender. Outra agraadável surpresa neste sector foi o Leonel Olimpio, boa visão de jogo, bom passe curto e longo, duro na hora de defender e dono de um bom remate. Ainda no sector do meio campo gostei de ver o Jean Barrientos. Surpreendeu-me com vários pormenores técnicos, típicos de quem tem uma técnica bastante evoluida, bons passes para a desmarcação, boa condução de bola, bom a guardar a bola e bom a desenhar jogadas de ataque. Por fim e ainda no meio campo, um dos que mais me surpreendeu, o Toscano. Está mais solto, com acções mais incisivas, a aparecer mais vezes nos espaços vazios, a criar desiquilibrios e com passes milimétricos para o golo. Já no ataque não houve nenhum jogador, para já, que me impressionasse.
   Quanto aos jogadores que me disiludíram foram apenas dois um no meio campo e outro no ataque. No meio campo fiquei extremamente desiludído com o João Alves. Preso de movimentos, sem resistência física, fraca ocupação de espaços e a deixar-se antecipar diversas vezes pelos adversários. Já no ataque a minha desilusão foi o Paulo Sérgio. Um jogador esforçado, lutador e com vontade. Mas na verdade com duvidosa qualidade. Pelas primeiras amostras não paree ser capaz de fazer a diferença e de criar desiquilíbrios, não parece ser reforço.
   Mas também é certo que ainda estamos numa fase inícial, em que é prematuro fazer avaliações, estas são apenas as primeiras impressões. Espero estar certo numas e bastante errado noutras.

Sem comentários: