quinta-feira, 14 de julho de 2011

Triste


   Infelizmente já vamos ficando habituados a estas situações no futebol mundial, mas a verdade é que o caso do N´djeng é triste. Não bastasse toda a situação que já todos conhecíamos e que já não era por si só muito famosa, ainda vem agora o jogador responder em alguns jornais ao comunicado realizado pelo Vitória. Para nos dizer coisas tão interessantes como: "N'Djeng compreende a decepção dos adeptos do Guimarães, mas explicou que o Espérance de Tunes, da Tunísia, lhe fez uma proposta "muito mais alta", daí ter mudado o rumo" ou ainda ""Eu adorei Guimarães. A cidade é linda. Gostaria também de agradecer aos líderes do clube e a todas as pessoas, que me receberam muito bem". Mais uma vez este é um caso em que o dinheiro falou mais alto. Algo que é cada vez mais compreensível nos dias de hoje, mas que não deixa de ser lamentável. Pois o jogador chegou a ameaçar com greves se não o deixassem vir para o Vitória, veio cá gostou da cidade e das pessoas, mas na verdade nada disso lhe interessou quando chegou a hora da decisão. Apenas lhe interessou ver onde havia mais dinheiro. É triste quando assim é e mais triste se torna quando há o descaramento de vir publicamente dizer que, o que pesou na hora da decisão foi o dinheiro.
   Temos um futebol que está cada vez mais desvirtuado, onde cada vez interessam menos os projectos desportivos, as condições de trabalho, a projecção da carreira ou a palavra assumida pelos jogadores. Cada vez mais o futebol é um negócio e tudo o que conta é o dinheiro, havendo amor apenas a uma cor, a do dinheiro.
   Lembro-me ainda, felizmente, de alguns casos que vão provando que nem sempre é assim e que há pessoas para quem existem valores mais fortes do que o dinheiro. Como por exemplo Steven Gerrard do Liverpool ou Totti da Roma ou ainda Xavi do Barcelona. Felizmente estes são alguns dos exemplos que nos mostram o que de mais puro há no futebol, o que nos faz ser apaixonados por este desporto. Estes são atletas que nos fazem ir aos estádios, que nos fazem sofrer pelo nosso clube, comprar camisolas e até dão sentído às próprias rivalidades existentes no futebol. Mas estes casos não acontecem só lá fora, nem acontecem só nos clubes de topo europeu, pois a verdade é que por cá também temos exemplos disso. Como o caso do Pedro Mendes que mesmo tendo propostas da Rússia, que certamente serão financeiramente muito mais vantajosas que a proposta do Vitória, prefere vir para cá e jogar no clube do seu coração. Pena que alguns não entendam isso e estejam prestes a estragar tudo.
   Espero nunca mais ouvir falar deste mercenário do futebol chamado N´djeng e que no futuro possam existir mais exemplos como o do Pedro Mendes.

Sem comentários: