quinta-feira, 21 de julho de 2011

Deve ser Brincadeira


   De acordo com o que o jornal O Jogo notícia hoje o Vitória vai inscrever Pedro Lemos, um júnior para a Liga Europa. Segundo a referida notícia esta inscrição ocorre porque é obrigatório inscrever quatro jogadores provenientes da formação. Mas afinal de onde vêm o Alex o Dinis o Targino e o Pedro Mendes? Não são quatro, é que assim sendo os quatro jogadores que citei já preencheriam esse requisito. Mas isso parece-me até uma questão menor. O que realmente me preocupa é tentar entender esta direcção. Mas afinal o que andam eles a fazer? É que a ser verdade esta notícia só podem estar a brincar comnosco. Afinal é esta a surpresa que tinham reservada, para inscrever na europa? Ou será que esta é a brilhante solução encontrada, pelo departamento do futebol, que ia resolver com urgência a falta de um ponta de lança. Seja qual for a justificação, acreditando que a notícia têm fundamento, a verdade é que estamos mais uma vez a brincar com coisas sérias. Assim não podemos ambicionar mais do que os simples erros habituais. É que inscrever um miudo dos juniores na lista da liga europa, sem que ele treine com os séniores, sem que tenha sido chamado para fazer a pré-época e sem que se faça uma aposta séria e sustentada no jogador só pode mesmo ser de quem está a brincar. Não é bom nem para o clube nem para o jogador. Para o clube é mau porque estará a ser ocupada uma vaga por um jogador que não trará benefícios á equipa. Um jogador que não será utilizado e que em caso extremo de necessidade não estará preparado para entrar. Para o jogador é mau porque está a ser atirado ás feras, como muitos outros foram no passado. Por muito bom que possa ser o jogador ele não estará preparado para jogar, pois não o prepararam para isso. Não tem rotinas com o plantel, não tem ritmo de sénior e muito provavelmente se tivesse que jogar seria muito mau para ele.
   Não consigo compreender esta política que se aplica em relação aos jovens jogadores do clube. Primeiro são-lhes dadas grandes oportunidades e depois são esquecídos. Tal como aconteceu com Rafael Bastos e com o Diogo. Este Pedro Lemos será provavelmente só mais um, que agora terá a sua oportunidade de sonho e provavelmente estará por ai a jogar num qualquer Lousada para o ano.
   Já chega de queimar jovens e de brincar com coisas sérias. Queremos que façam o melhor pelo Vitória e não que sejam continuamente incompetêntes.


Sem comentários: