sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Brincar???


   O Vitória é, felizmente, um clube cada vez mais eclético. Mesmo que todos saibam que o futebol seja a principal modalidade, aquela que mais nos apaixona, mais nos faz vibrar e que é a razão da nossa existência. Não nos podemos esquecer no entanto que para nós vitorianos todas as modalidades, em que existam atletas a competir com o simbolo do Vitória, são importantes. Sendo por isso totalmente irrelevante a modalidade a que dizem respeito os factos ocorridos. Para mim seria tão grave esta situação fosse no futebol, no volley ou no ping-pong. Havendo no entanto a agravante de estarmos a falar de uma modalidade onde o Vitória já conquistou os mais importantes títulos nacionais de séniores.
   Nunca aqui escrevi sobre a polémica que surgiu na última assembleia geral do Vitória, entre Miguel Salazar e Emilio Macedo. Primeiro não o fiz porque acreditei que esta seria uma história que veriamos resolvida rápidamente, depois porque, embora nunca tenha tido qualquer dúvida de onde estava a razão neste caso, não quis tomar partido por qualquer um dos lados. Mas a verdade é que o que é demais é erro e se Emilio Macedo estava tão seguro de que os factos relatados naquela assembleia eram mentira então que avance para tribunal. Pois a mim apenas me surpreenderia se realmente fosse capaz de provar que nada disto era verdade. Embora esta seja uma situação absolutamente inacreditável, para mim, nunca restaram dúvidas de que Miguel Salazar estava a dizer a verdade. Agora com o passar dos dias apenas temos visto isso mesmo, que quem tem razão é Miguel Salazar. A única pessoa que esta verdadeiramente empenhada em que se saiba a verdade e que tenta, por todas as formas, que o ocorrido não caia no esquecimento. Pois por mim não há de cair nunca no esquecimento.
   Para os que não estiveram na referida assembleia, procurarei de uma forma sucinta, resumir o que foi dado a conhecer aos vitorianos por Miguel Salazar. Miguel Salazar denúnciou um episódio ocorrido antes de uma meia final da taça de Portugal de Volley, que seria jogada em casa contra o Benfica.. Ao que parece cerca de uma hora, hora e meia antes do jogo, estava a equipa reunida a ouvir indicações da sua equipa técnica e a preparar-se para o jogo. Quando Emilio Macedo se dirigiu à equipa para falar com os jogadores. Todos esperavam ouvir um discurso motivador. Mas Emilio Macedo começou por inicialmente falar nas dificuldades financeiras do clube e nos vencimentos que os jogadores teriam em atraso. Depois resolveu revelar que não poderia garantir a continuidade a nenhum jogador para a época seguinte, pois a situação era complicada e não sabia se o Vitória iria continuar a ter o Volley. Ao que resolveu acrescentar que por esses dias tinha jantado com Luis Filipe Vieira, e que este lhe teria garantido que contrariamente ao Vitória, que não sabia se iria continuar com o Volley, o Benfica iria fazer uma aposta mais forte no Volley na época seguinte. Estando por isso o Benfica interessado em jogadores que pudessem sair do Vitória. Este foi de acordo com Miguel Salazar o discurso que Emilio Macedo teve antes de uma meia final a disputar com o Benfica. Agora passados alguns dias sobre esta denúncia apenas vimos um dos lados empenhado em provar a verdade, porque será? Mas para aqueles que possam ter algumas dúvidas surge agora a prova cabal, o depoimento de Fabio Jardel, que era a data jogador do Vitória. Sobre os factos relatados por Miguel Salazar o jogador faz a seguinte declaração:
"Eu lembro sim dessa reunião e a reunião foi na sede do clube, num dia de video da equipa, e presidente entrou para nos dar boa sorte e falou sim arrespeito dos salarios atrazados e que logo seria resolvido ,pra mim foi resolvido logo depois, e falou mesmo que no benfica ia mesmo apostar firme e forte e que o vitoria estava com dificuldades , mais ele pra mim brincou ao falar que a gente poderia procurar emprego la no benfica ,ficou um pouco suspeito mais pra mim ele estava brincando."
   Para mim tudo isto é absolutamente intolerável, e enquanto vitoriano não poderei nunca esquecer isto ou fazer vista grossa sobre o caso. É demasiado grave para que assim seja. Já todos estamos cansados de ver no Vitória dirigentes com outras simpatias clubísticas. Mas desta vez as coisas foram longe de mais. Não chegasse já a famosa venda de cadeiras a benfiquistas ou a troca dúvidosa de jogadores, agora ainda vai de uma forma encapotada encorajar o Vitória a perder com o Benfica??? Mas afinal o que é isto? Eu enquanto vitoriano estou cheio e não irei compactuar mais com estas situações. Não se esqueçam que ficar calado ou ignorar o sucedido é uma forma de compactuar e permitir que estas e outras situações se voltem a repetir. 
   Só espero que se saiba qual a verdade o mais cedo possível e que quando essa mesma verdade for conhecida, Emilio Macedo tenha a dignidade de pedir a sua demissão, e a sua destituição de associado do clube, pois quem prejudica assim o Vitória não merece nem dizer que pertence a nossa família. Caso não o faça apenas nos resta a nós sócios convocar uma assembleia geral e mandá-lo embora. CHEGA, O VITÓRIA AOS VITORIANOS!!!
  
   


Sem comentários: