terça-feira, 12 de julho de 2011

Carlão a solução que se avizinha!


   Agora que a contratação de N´djeng falhou é premente a contratação de um novo ponta de lança. Não podemos esquecer-nos que estamos a pouco mais de 15 dias do início oficial da época. Sendo que esta é claramente a posição mais carenciada do plantel. Na verdade temos até três jogadores para esta posição, Edgar, Fábio Fortes e William, mas que garantias nos dão? Todos sabemos que, apesar dos 15 golos que Edgar apontou, em jogos oficiais da última época, é um ponta de lança com algumas limitações. Já para não falar da falta de empatia entre o jogador e os adeptos. Pode por isso considerar-se que Edgar seria uma boa solução para o banco. Um jogador útil que poderia até fazer alguns golos, mas que, sem qualquer tipo de dúvida, não é um matador nem um jogador a Vitória. Nunca poderia ser primeira opção e muito menos poderia ser opção quase única. Temos depois o Fábio Fortes, um jogador que mal conheço, motivo pelo qual não me alongarei muito na sua avaliação. Do pouco que vi, e apenas vi os dois jogos de preparação realizados em casa, não me parece ser um jogador com condições para se afirmar no Vitória. Pelo menos para já, como a situação requer. Pois sabendo que se trata de um jovem jogador e é natural que precise de algum tempo para se adaptar e para poder evoluir. Algo que é perfeitamente normal e compreensível, mas a verdade é que o Vitória necessita de uma solução para o emediato. Sabendo-se disso pode assim depreender-se que Fábio Fortes não será essa mesma solução. Por último temos o caso do William, um jogador que não me desagrada completamente. É um jogador com algum potêncial, como desmonstrou no Paços de Ferreira. Não sendo também, a semelhança de Edgar, um matador nato, um daqueles jogadores que possa fazer a diferença, é um jogador que poderia também ser uma boa opção de banco. Mas neste caso específico há ainda o facto de não ser um jogador que seja do agrado da equipa técnica. Que já disse não contar com ele e querer dispensálo. Quando assim é todos compreendemos que a melhor solução será mesmo deixar sair o jogador.
   Assim sendo temos quase como solução única para esta posição o Edgar. Algo que nesta altura começa já a ser preocupante, pois esta é uma das posições mais importantes no futebol. Para agravar um pouco mais a situação vão agora chegando rumores de que poderá haver clubes europeus interessados no jogador. O que seria uma optima notícia, não fosse esta actual situação. Porque se não vejamos, a venda do Edgar seria uma venda que agradaría à maioria dos sócios, sendo que este é o último ano de contrato que o jogador têm com o Vitória, logo esta seria a altura ideal para vender o jogador. Já para não falar que no orçamento aprovado na passada sexta-feira consta uma rúbrica que diz respeito a realização de 4 M€ com a venda de jogadores. O que nos faz ter que vender jogadores. Sendo por isso esta uma situação que poderia ser ideal para isso. Mas na verdade ficamos agora de mãos atadas, pois neste momento não podemos vender aquele que é praticamente o único ponta de lança da equipa.
   Perante toda esta situação notícia o jornal Record que: "O brasileiro Carlão está no topo da lista de opções vitorianas para cobrir a fuga de N’Djeng." Até vejo esta solução com bons olhos, pois este é um jogador que já é conhecido, que não terá que perder tempo com adaptações, têm uma boa envergadura física e é mais matador que todas as outras soluções que temos no Vitória. Basta recordar que na sua passagem pelo campeonato português fez 31 golos em apenas ano e meio. A juntar a tudo isto é um jogador que demonstra vontade de poder jogar no Vitória, tal como é referido no jornal A Bola de dia 28 de Junho "«O Vitória de Guimarães é um óptimo clube, enquadra-se naquelas instituições que me fariam voltar a Portugal», diz o avançado brasileiro, que em Janeiro trocou o UD Leiria pelo Kashima Antlers, do Japão." Sendo esta até uma boa solução resta saber como irá ser tratada. Pois na verdade o jogador ainda tem contrato com o seu actual clube e em declarações ao jornal A Bola de dia 28 de Junho disse: "«Gostaria de voltar a jogar no futebol europeu mas, apesar dos contactos de alguns clubes, através do meu empresário, Jorge Baidek, tenho contrato com o Kashima Antlers, que me oferece todas as condições»". Declarações que me fizeram gostar ainda mais do jogador pois demonstrou ser um jogador sério e que não quer apenas trocar de clubes quer isso sim cumprir os contratos que assume, algo que vai sendo cada vez mais raro nos dias de hoje.
   Espero assim que o Carlão possa vir a ser jogador do Vitória e que a situação se resolva o mais rápidamente possível. Sem amadorismos nem incompetências.


Sem comentários: