quinta-feira, 21 de julho de 2011

Custódio Garcia



   Custódio Garcia é para mim um dos maiores exemplos de vitorianismo que já existiu. Um homem que dedicou grande parte da sua vida a servir o clube que amava. Fê-lo de forma impar, com uma dedicação e devoção dignos de admiração. Era uma peça muitas vezes invisível, na máquina vitóriana, mas absolutamente indispensável. Pode mesmo dizer-se que sem ele o Vitória não seria hoje tão grande. Tive o enorme privilégio de o conhecer e a honra de com ele aprender muito sobre o Vitória. Um vitoriano como poucos daqueles que respirava Vitória. Tinha uma tal devoção pelo Vitória que desde de sempre guardou tudo o que fosse do Vitória e durante anos foi assim juntando e guardando a história do clube. Muitos dos documentos que foi guardando podem ser vistos no livro que escreveu " Vitória 86 anos de história". Um livro que é quase uma bíblia do vitorianismo.
   Foi ao ler esse livro que por estes dias me lembrei de Custódio Garcia. Lembrei-me também de uma das últimas conversas que tive com ele. Foi no dia das últimas eleições no Vitória. Nesse dia vi Custódio Garcia guardar algo que para todos nós parecia insignificante, um boletim de voto. Questionei-o porque fazia ele aquilo e porque queria ele aquele boletim. Pois a resposta que me deu foi algo que não esquecerei e que agora faz muito sentido. O que ele me disse foi: " Vou guardar este boletim para mais tarde poderem saber como era o Vitória, para se poder ver como cresceu o Vitória. É que se não for eu a guardar estas coisas ninguém o faz. Um dia quando eu morrer ninguém vai guardar nada e vai ser difícil mostrar o que foi o Vitória" A verdade é que agora recordando esta palavras pergunto-me quem irá guardar a história do Vitória? Mas esta não foi a única pergunta que me surgiu, questiono-me também sobre o que é feito do espólio de Custódio Garcia? Não seria digno de estar numa pequena ala do museu? Uma ala a que se chama-se ala Custódio Garcia. Onde se pudesse assim cumprir o seu sonho de mostrar a todos os vitorianos como era o Vitória. Poderia até pôr-se nessa mesma ala a história da famosa comissão de fundos que foi por ele presidida.
   Este foi um grande vitoriano, um verdadeiro exemplo para todos nós, no que ao vitorianismo diz respeito.

Sem comentários: